Partilhar

Dia dos Namorados. 4 cuidados que deve ter ao comprar presentes online

Nas últimas semanas têm sido detetados centenas de emails de phishing detetados. Perceba quais as precauções que deve (mesmo) seguir para evitar fraudes

11 Fevereiro 2021
Forever Young

O Dia dos Namorados tem alguns perigos à espreita. De acordo com dados da Check Point, registaram-se mais de 400 emails de phishing por semana, na segunda metade de Janeiro, com algum tipo de ligação a esta data. A análise global mostra que também os cibercriminosos se estão a preparar para o Dia de São Valentim, tirando partido dos casais que recorrem à internet para preparar surpresas e comprar presentes.

Segundo a Check Point, a tendência não é nova. Já em 2018 e em 2019, se verificaram aumentos na ordem dos 200% relativamente ao número de sites maliciosos que continham a palavra “Valentine”. Este ano, porém, o cenário parece ser mais perigoso graças às restrições de circulação impostas na sequência da pandemia.

Em Janeiro deste ano, registaram-se 23 mil novos domínios associados a este tema. Destes, 115 foram identificados como maliciosos e 414 foram considerados suspeitos. Estes números correspondem a um aumento de 29% deste tipo de domínios, no período em análise.

Para que os internautas não sejam apanhados por estes esquemas fraudulentos, a Check Point partilha quatro aspetos a ter em consideração durante as compras online

 

1 – Garantir que se está a encomendar de uma fonte comprovadamente segura. Evitar clicar em links promocionais enviados por email. Em vez disso, fazer uma simples pesquisa no Google;

2 – Suspeitar sempre de emails que peçam para redefinir a palavra-passe. Se se receber, sem solicitar, um email deste género, o melhor é visitar o website em questão diretamente, evitando clicar no link anexado;

3 – Estar atento à linguagem presente nos emails. Procurar por domínios semelhantes, erros de ortografia nos endereços de email ou websites e remetentes desconhecidos. Além disso, saber que é comum os cibercriminosos recorrerem a técnicas de engenharia social que incitem os utilizadores a cometer erros e a agir por impulsividade;

4 – Ser cauteloso com as “ofertas especiais”. Se é demasiado bom para ser verdade, talvez não seja verdade. Adotar um pensamento crítico perante os descontos que parecem suspeitos.

 

 

Fonte: Marketeer

 

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 13 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 14 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 14 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 14 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 15 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 15 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 16 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 16 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 16 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 17 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 17 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 17 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 17 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 19 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 19 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 20 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 21 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 21 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 21 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.