Afinal, o que é que o chá e o Yoga têm em comum? Bem, a verdade é que ambos proporcionam benefícios para a saúde. O Yoga é uma prática capaz de melhor a nossa respiração e promover o relaxamento. Já o chá é importante para o reforçar do sistema imunitário.
Ambos podem incutir um sentimento de bem-estar geral e um equilíbrio da mente e corpo, pelo que são perfeitamente complementares.
Sendo certo que o yoga promove uma maior qualidade de sono. Os chás de ervas acalmam o sistema digestivo. Existe alguma controvérsia relativa à diferença entre chá e café. Ambos podem oferecer vários benefícios para a saúde. Todavia o café dá um boost de energia imediato, já o chá dá uma sensação mais suave de energia misturada com uma sensação de relaxamento.
Um dos maiores benefícios do chá depois de um treino é que o(a) ajuda a hidratar o corpo. O chá também reduz a inflamação e aumenta o metabolismo. Eis alguns exemplos de outros benefícios associados à toma de diferentes tipos de chás:
- Cardamomo – melhora a pele e fortalece o cabelo, combate os radicais livres
- Masala Chai – melhora o rim e visão, ajuda a combater a tosse, reduz o enjoo e a dor, aliviar a dor ciática relacionadas com o clima, melhora o humor
- Camomila – relaxa os músculos, alivia o stress e ajuda e melhora o sono
- Crisântemo – reforça o sistema imunitário, aumenta o estado de alerta
- Canela – ajuda no síndrome do intestino irritável, promove a perda de peso, ajuda a reduzir o perímetro abdominal, melhora a atenção e memória, pode ajudar a diminuir a resistência à insulina
- Gengibre – melhora a digestão e ajuda a reduzir as náuseas, alivia as dores de garganta
- Verde – reduz o risco de ataque cardíaco, baixa o colesterol LDL, pode promover a perda de peso, melhora a saúde dentária, pode prevenir a osteoporose
- Hibisco – é diurético no caso de retenção de líquidos e ajuda a estabilizar a pressão sanguínea
- Jasmim – reduz o risco de ataque cardíaco, alivia as dores musculares, reduz o stress, ajuda a digestão, diminui o colesterol, elimina as bactérias nocivas e atua como um analgésico
- Lavanda – aroma suava, promove o relaxamento, reduz o stress e as dores
- Lúcia- lima – Dá enrgia e ajuda na digestão
- Menta – Ajuda na digestão e o corpo a libertar-se da toxinas
- Rooibos – Alivia o stress e melhora a pele
- Rosa Mosqueta – melhora o sistema imunitário
Yogi Tea?
Em 1969, o professor Yogi Bhajan, partilhou dicas de vida saudável para o bem-estar do corpo e da mente e ensinou os seus alunos acerca dos benefícios das ervas indianas. Ele serviu um chá perfumado e suave durante a aula e os alunos chamaram-no carinhosamente de “Yogi Tea”
Receita Yogi Tea ( 1 dose)
- 10 colheres com água
- Três cravos
- Quatro vagens de cardamomo
- Quatro pimenta preta inteiras
- Duas fatias de raiz de gengibre frescas
- 1/2 canela em pau
- 1/4 colher de chá preto
- 1/2 xícara de leite (ou substituto do leite )
Coloque água numa chaleira e adicione temperos. Tape e deixe ferver durante 15-20 minutos, e adicione chá preto. Retire do fogão e deixe a repousar durante 3-5 minutos. Adicione leite e volte a aquecer. Deixe ferver e retire do calor e coloque numa chávena. Adicione mel consoante a doçura que desejar.