Partilhar

Gosta de orquídeas? Deixamos aqui 12 dicas importantes para cuidar desta flor

As orquídeas são muito procuradas pela sua enorme variedade de espécies e pela sua delicadeza tradicional.

23 Junho 2021
Sandra M. Pinto

Ter os cuidados adequados garante que a planta viva mais e floresça regularmente, deixando o ambiente onde ela estiver incrível.

Estima-se que existam cerca de 50 mil diferentes espécies de orquídeas, entre as que são encontradas na natureza e os exemplares criados em laboratório.

Não deixe faltar luz

Muitos acreditam que, por serem plantas delicadas, as orquídeas não gostam de luz, mas essa informação não é correta. Mesmo os espécimes considerados de sombra precisam de luz solar, ainda que em menor quantidade, para que se desenvolvam plenamente.

Prefira manter as suas orquídeas próximas daa janelas ou locais em que elas apanhem  sol no começo do dia, entre as seis e as oito da manhã.

Escolha bem o vaso

O modelo do vaso, assim como o material de que ele é feito, influencia muito na saúde da orquídea.

Vaso de plástico: é o tipo mais comum, por ser barato e fácil de encontrar. O vaso de plástico não absorve água por se tratar de um material não poroso, o que o torna numa boa opção para as orquídeas que precisam de menos água.
Vaso de cerâmica: diferente do plástico, modelos de vaso em cerâmica seguram mais água na planta, o que permite que se regue a orquídea com menor frequência.
Vaso de porcelana: esteticamente agradáveis, os vasos de porcelana são pouco práticos na criação de orquídeas. Como não costumam ter furos no fundo, a água da rega fica acumulada, o que pode levar ao apodrecimento das raízes da planta.
Vasos com aberturas laterais: são ótimas opções para orquídeas epífitas, aquelas que ficam em cima das árvores. As raízes da planta ficam bastante expostas ao ambiente, o que é perfeito para o crescimento das raízes.
Garrafa PET: uma alternativa sustentável e barata, a garrafa funciona como um vaso plástico. Ao escolher cultivar orquídeas em garrafas PET, não se esqueça de fazer furos no fundo e nas laterais.

Só há uma regra quando o assunto é rega de orquídeas: não exagere.
Cada espécie precisa de uma frequência diferente de rega e, considerando que existem milhares, é impossível discutir as necessidades de cada uma. Além da espécie, fatores como a temperatura e a humidade da região em que a planta está certamente influenciarão na necessidade de rega.

As orquídeas não gostam que o seu substrato se mantenha constantemente húmido, tenha medo de deixá-lo secar de vez em quando. Antes de regar, coloque a ponta do seu dedo no substrato. Se estiver seco, pode regar; caso ele saia sujo, a rega pode esperar mais um pouco.

Não se esqueça de adubar
Adubos orgânicos ou químicos contêm substâncias que a planta não consegue produzir. Por isso não se esqueça de adubar.

Atenção ao tipo de substrato 

São muitas as opções de substratos que podem ser usadas como base para que a orquídea cresça. O substrato ideal permite que as raízes da planta fiquem arejadas e retém a quantidade certa de humidade. A escolha do substrato pode depender do modelo de vaso escolhido. Por exemplo, vasos de cerâmica guardam mais água, logo deve optar por um substrato mais seco.

Ventilação 
As orquídeas gostam de ter espaço e circulação de ar, evite deixá-las no meio de outras plantas ou acumuladas a um cantinho. Evite também o uso de ar-condicionado.

Esterilize as ferramentas de poda

Antes de fazer a poda de sua planta, passe a tesoura ou a faca que será utilizada no fogo e deixe-a arrefecer. Depois disso, pode fazer a poda normalmente. Esse processo impede que possíveis doenças se espalhem, especialmente se podar mais do que uma planta.

Canela 
Após a poda da planta ou quando ela apresentar “ferimentos” no caule ou nos galhos, passe um pouco de canela em pó sobre a área exposta. A especiaria colabora na cicatrização da orquídea e evita que as pragas se aproveitem da parte exposta da planta.

Observe a cor das folhas

Se sua orquídea apresenta folhas com um verde muito escuro, é sinal de que ela precisa de mais luz. Já quando as folhas aparecem amareladas, trata-se de excesso de luz.

Cuidado com as pragas

A probabilidade de lidar com alguma praga varia de acordo com a localização da orquídea – zona interna ou externa, em apartamento ou casa. Plantas de área interna ou de apartamento costumam estar menos expostas a ataques de lesmas, por exemplo. Para prevenir o aparecimento de pragas, esteja atento à aparência das folhas e limpe-as com sabão de coco, com o auxílio de uma escova de dentes.

Não faça podas à toa

Quando a florada termina, não é necessário fazer uma poda radical. O ideal é estar atento às reações da planta. Por exemplo: se a ponta da haste está seca, mas o restante está verde, retire apenas a parte que secou.

Novo vaso
Eventualmente, a orquídea crescerá e será preciso trocá-la de vaso. Quando esse dia chegar, tenha em atenção ao lado em surgem os brotos da sua planta. Essa é a “frente” da planta. Precisa de estar apoiada para que ela cresça de forma saudável.

 

Mais Recentes

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 5 horas

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 5 horas

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 6 horas

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 7 horas

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 8 horas

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 9 horas

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 10 horas

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 10 horas

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 10 horas

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 11 horas

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 11 horas

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 11 horas

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 11 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 12 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 12 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 12 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 1 dia

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 1 dia

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 1 dia

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.