É perfeitamente possível engravidar na pré-menopausa, pois nesse período, as hormonas femininas ficam em modo ‘ioiô’, mas os ovários continuam libertando óvulos.
A pré-menopausa ou perimenopausa é o período que antecede a menstruação final. Essa transição para a menopausa gera ciclos de ovulação imprevisíveis porque os níveis de estrogénio e progesterona aumentam e diminuem, respetivamente. A fase pode durar anos, e os ovários libertam óvulos para a fertilização.
Se a mulher não atingiu a menopausa – definida como 12 meses consecutivos sem menstruação – ainda pode engravidar. Contudo, muitas mulheres, quando deixam de fazer o controle de natalidade – e já estão há anos sem se preocupar em engravidar – , acabam opor desenvolver uma falsa sensação de segurança.
Mulheres com histórico de infertilidade podem presumir que depois dos 40, a gravidez é impossível. O mesmo se aplica a mulheres com falência ovariana prematura. Embora pareça que estão na menopausa, ainda podem ovular e descobrir uma gravidez.
Grávida ou na pré-menopausa?
Os sintomas da gravidez podem ser confundidos com os da perimenopausa — principalmente nas primeiras semanas. Se a mulher está a viver menstruações irregulares e não usa nenhum contracetivo, convém fazer um exame, especialmente importante para mulheres com incómodos abdominais, que podem indicar uma gravidez tubária com risco de vida.