Covid-19: Sabe fazer e ler os resultados dos testes rápidos? Nós ajudamos

Os testes rápidos permitem saber, em poucos minutos, se a pessoa está infetada ou se já teve contato com o coronavírus, pois são capazes de detetar pequenas partículas do vírus na secreção nasal ou na saliva, ou a presença de anticorpos no sangue.

Os testes rápidos podem ser feitos nas farmácias ou em casa os resultados são obtidos em 15 minutos, pois não precisam de ser enviados para o laboratório de forma a serem analisados por equipamentos especiais.

No entanto, estes testes não são considerados pela OMS como um teste de diagnóstico para Covid-19, servindo apenas para identificar se a pessoa já teve contato com o coronavírus. Para o diagnóstico da Covid-19, o RT-PCR continua a ser o exame mais recomendado e indicado pelas organizações de saúde em todo o mundo.

Teste rápido de anticorpo

O que indica: se a pessoa tem anticorpos para a doença, o que pode indicar que já teve contato com o coronavírus.

Como é feito: é feito através da coleta de uma gota de sangue no dedo. Esse sangue é depois colocado num pequeno aparelho de plástico juntamente com um solvente.

Como ler o resultado: após 15-30 minutos, se a fita absorvente apresentar uma risca para anticorpos IgG (G) e/ou IgM (M), mesmo que suave, significa que a pessoa tem anticorpos contra a Covid-19. Se aparecer apenas uma risca no campo de controle “C” significa que o resultado é negativo. Se não existir risca no campo de controle “C”, o teste é considerado inválido.

Como funciona: analisa a presença de anticorpos IgG e/ou IgM no sangue, que são proteínas produzidas para defender o organismo. Os anticorpos da Covid-19 são produzidos ao longo de dias, ou semanas, após a pessoa ter sido infetada. O teste rápido de anticorpo não serve para identificar se a pessoa desenvolveu imunidade depois de ser vacinada.

Teste rápido de antígeno

O que indica: se existe infeção ativa de Covid-19. No entanto, o resultado precisa de ser sempre confirmado por um exame de RT-PCR.

Como é feito: é recolhida uma amostra de saliva ou secreção nasal, através de uma zaragatoa. A amostra é depois diluída num líquido especial e colocada num pequeno aparelho de plástico, semelhante ao teste de gravidez de farmácia. Quando existe a presença do vírus, a fita do teste muda de cor ou apresenta duas riscas.

Como ler o resultado: após 15-30 minutos, se a fita absorvente apresentar uma risca no campo de teste “T”, mesmo que suave, significa que o resultado é positivo e a pessoa tem alta probabilidade de estar com uma infeção ativa. Se apenas aparecer uma risca no campo de controle “C” significa que o resultado é negativo. Se não existir risca no campo “C”, o teste é considerado inválido.

Como funciona: este tipo deteste rápido deteta a presença de proteínas do coronavírus, que são os antígenos. Os antígenos estão presentes apenas quando o coronavírus se está a multiplicar de forma ativa.

 

Ler Mais