Partilhar

Vamos descomplicar a dor? Esse é o objetivo desta campanha

Associação Portuguesa para o Estudo da Dor promove literacia relativamente à dor

17 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) vai promover uma campanha de consciencialização que promete descomplicar, desmistificar e esclarecer a população sobre o que é a Dor. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor que se assinala a 21 de outubro.

José Romão, coordenador da Unidade de Dor do Centro Hospitalar do Porto e responsável pela campanha “Descomplicar a Dor”, adianta que “a APED, seguindo a missão de promover a literacia relativamente à dor, vai através das novas formas de comunicação esclarecer conceitos, partindo de conhecimentos corretos do ponto de vista científico e recorrendo a uma linguagem acessível à maioria das pessoas. Deste modo, acreditamos poder contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem padece de dor e simultaneamente ajudar a prevenir situações de dor inútil.”

Esta campanha será constituída por um conjunto de vídeos que permitem estabelecer uma base de confiança do doente em si próprio e na sua capacidade de participação e ação, reduzindo-se assim as distâncias físicas, comunicacionais e emocionais na sua relação com os profissionais de saúde. Os primeiros vídeos vão abordar temáticas como: A dor é toda igual; Comunicar bem para avaliar melhor; Dor e emoção; Dor e o comprimido mágico, Dor e sexualidade; Dor e movimento, Dor e trabalho e, por fim, Dor e alimentação.

Iuri Correia, médica especialista em medicina interna, reitera que “A dor não é simples e nunca é igual. Muda ao longo do tempo e de pessoa para pessoa. Não é apenas uma sensação física. A dor muda a maneira como nos sentimos, o nosso humor, o nosso comportamento e muitas vezes o nosso trabalho e as relações sociais”. E acrescenta: “Para que a dor não cause mais dores ainda, temos de a conhecer e dar a conhecê-la. Esta iniciativa, na qual participo com grande entusiasmo, tem o objetivo de facilitar e sensibilizar médicos e doentes a falar sobre a dor e todas as suas vertentes. Conhecer a dor é o primeiro passo para a combater. E quanto mais cedo melhor”.

O primeiro vídeo da campanha “Descomplicar a Dor” contará com a participação dos profissionais de saúde José Romão, Iuri Correia e Clara Abadesso. O principal objetivo será desmistificar alguns conceitos ligados à dor por forma a ajudar os doentes com dor a envolverem-se na abordagem da sua dor e serem “gestores” do seu problema.

Para Clara Abadesso, pediatra, “Ainda há muito caminho a percorrer na abordagem e prevenção da dor nas crianças. Por esse motivo, com esta ação queremos relembrar que é possível a pais e profissionais de saúde trabalharem com o estado-da-arte atual em relação à prevenção e tratamento da dor na criança e jovem! E tudo começa por compreender melhor o que é a dor na criança e no adolescente. Este trabalho conjunto, de pais e profissionais de saúde, é fundamental para manter as crianças o mais livre possível de dor, quer seja numa vacinação, numa ida ao hospital, num internamento ou nas situações de dor recorrente como dores de cabeça!”.

“A dor é um fenómeno complexo e desagradável, em certas circunstâncias útil para a manutenção da nossa integridade física, mas muitas vezes sem qualquer utilidade”, conclui José Romão. Estima-se que 36,7% da população adulta (maior de 18 anos) tenha dor. A incapacidade associada a esta doença afeta diretamente a vida pessoal, familiar, social e profissional dos doentes.

Mais Recentes

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

há 15 minutos

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 17 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 17 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 18 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 18 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 19 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 19 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 19 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 19 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 19 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 21 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 22 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 22 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 22 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 22 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 22 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 22 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 23 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 23 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.