Quer reduzir os custos com as despesas familiares e economizar? Nós explicamos como o fazer

Equilibrar o orçamento familiar é um enorme desafio.

Mas é possível reduzir as despesas da casa e manter um bom padrão de vida, sempre dentro da realidade da família. Importante é envolver todos os membros da família nesta tarefa.

Anote todas as suas despesas
Para ter um controle do dinheiro, o ideal é anotar tudo que entra e sai. Registe o seu salário e outras bonificações, caso existam, e anote cada euro gasto, mesmo que seja num simples café. Desta forma vai conseguir controlar os seus gastos.

Crie uma rotina de controle
O ideal é criar uma rotina, estabelecendo o que deverá ser feito para economizar determinada quantia. Pode aumentar o valor de forma gradual, ou seja, com o passar dos meses, estabelecer uma meta de economia maior.

Utilize o cartão de crédito com sabedoria
O cartão de crédito pode ser o seu maior aliado ou um verdadeiro vilão na sua vida. Se o usar faça-o com prudência. Utilize o cartão apenas quando necessário e pague sempre o valor total da fatura.

Evite gastos supérfluos
Para controlar as despesas familiares, é necessário identificar e cortar gastos supérfluos. Idas ao cinema, comprar roupa, jantar fora, etc devem ser diminuídas a fim de reduzir os gastos financeiros.

Reavalie o consumo de água
O hábito de lavar jardins e áreas comuns da casa é um fator que aumenta muito o consumo de água na família. Uma boa opção para reduzir esse consumo é reaproveitar a água da lavagem das roupas para lavar essas áreas. Quando for lavar roupa ou louças, o ideal é usar a capacidade total das máquinas para não desperdiçar água.

Economize na conta de luz
Apagar as luzes quando sair de uma divisão da casa, evitar abrir o frigorifico demasiadas vezes e não deixar aparelhos ligados em standby são medidas simples, mas que diminuem os custos com a conta da luz.

Faça as refeições em casa
Fazer as refeições em casa ou levar comida para o trabalho é muito mais barato do que comer em restaurante. Pedir lanches e fast-food por delivery também não é boa ideia quando se quer poupar dinheiro. Se tem esse hábito, está na altura de mudar. Dê prioridade a uma alimentação saudável e feita em casa.

Faça uma lista de compras quando for ao supermercado
Ir ao supermercado é uma rotina comum, mas se não fizer uma lista, vai acabar por comprar coisas desnecessárias, gastando mais do que devia. Para evitar, antes de ir às compras, anote o que está em falta na dispensa e no frigorifico.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...