Especialistas do American College Of Cardiology, nos Estados Unidos, apontam que o consumo excessivo do alimento pode trazer graves complicações para a saúde.
O estudo declara que «exagerar no consumo de grãos refinados, como o arroz branco, aumenta o risco de desenvolver doenças no coração tanto quanto ingerir doces cheios de açúcar e guloseimas ricas em gordura».
O estudo incidiu sobre mais de 2 mil pacientes com doença arterial coronariana prematura que foram submetidos a radiografias do coração.
Por volta de 1,1 mil pessoas sadias foram inseridas na pesquisa como grupo controle, enquanto 1,3 mil pacientes foram diagnosticados com obstruções nas artérias. Todos receberam questionários sobre a frequência alimentar.
Os especialistas concluíram que «quem comia grãos refinados tinha maior risco de desenvolver doença arterial coronariana prematura. Por outro lado, o consumo de grãos integrais representou uma redução no risco de desenvolver a enfermidade».
«Os grãos mais refinados em comparação com os integrais são mais desejados por vários motivos. Por exemplo, algumas das questões mais significativas a serem analisadas contém a economia e renda, emprego, educação, cultura, idade e outros motivos», explica Mohammad Amin Khajavi Gaskareim, um dos autores da pesquisa.