Pelo terceiro ano consecutivo, a IKEA volta a apostar numa campanha de “Black Friday” que pretende promover a reflexão e contrariar o excesso de consumo, característica desta altura do ano. A ideia é promover a economia circular, oferecendo a possibilidade de prolongar a vida dos móveis IKEA que se encontram já sem utilização na casa dos portugueses.
Dar uma nova vida aos móveis IKEA
A campanha Green Friday promove o serviço “2.º Vida”, através do qual é possível vender, durante todo o ano, à IKEA, móveis já utilizados da marca. Com um sistema seguro e simples, os vendedores recebem um cartão de reembolso IKEA e os artigos são depois colocados à venda na Área Circular, prontos para ganharem uma nova vida.
Até 29 de novembro, os membros IKEA Family que venderem os seus móveis usados recebem mais 50% do valor da venda em cartão reembolso. Estes produtos estarão disponíveis para outros clientes os adquirirem pelo mesmo valor a que foram comprados nas Áreas Circulares das lojas IKEA em Portugal.
Em média, são vendidos mais de 600 artigos por mês à IKEA e no ano financeiro de 2022 foram revendidos mais de 7000 artigos nas lojas IKEA Portugal provenientes deste serviço. Ao comprar na Área Circular, os clientes IKEA podem adquirir soluções de design de uma forma mais sustentável, poupando dinheiro enquanto ajudam o planeta. Existem, ainda, outros serviços de circularidade da IKEA disponíveis durante todo o ano, como o serviço de peças sobresselentes; e o serviço de ferragens grátis em loja, que ajuda a prolongar a vida dos móveis IKEA.
É como a Black Friday, mas ao contrário. Este é o mote da campanha multimeios Green Friday, que inspira os portugueses a adotar um consumo mais consciente e sustentável nesta Black Friday. A campanha de comunicação e ativação da IKEA, adaptada em Portugal pela Uzina, está presente em televisão, outdoor, rádio e digital, para alcançar cada vez mais pessoas e reforçar a importância da economia circular.