O Gana localiza-se no leste de África fazendo fronteira com o Togo e a Costa do Marfim. A sua capital é a cidade de Acra.
Com 238 mil quilómetros quadrados, o Gana é um dos países africanos mais pequenos. A maioria da população fala algum dos vários idiomas locais (asante, ewe, boron, fante…), mas a língua oficial do país é o inglês.
A maior parte da população é cristã (cerca de 71%), mas existem muitos muçulmanos (17%) e pessoas sem religião (5%).
O maior grupo étnico de Gana é o akan, no entanto, existem mais 52 grupos étnicos.
As maiores cidades de Gana são por ordem de grandeza: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi e Ashiaman.
A moeda do país é o cedi. O maior lago artificial do mundo é o lago Volta, com 8.500 quilómetros quadrados.
O clima é quente e húmido durante grande parte do ano. Mas, quanto mais a norte, mais quente e seco se torna o território.
Gana é um grande exportador de minérios, principalmente ouro, diamante, manganês e bauxita. O país é também o segundo maior produtor mundial de cacau, ficando apenas atrás da vizinha Costa do Marfim.
A população é conhecida pela produção do kente, um tecido colorido usado em turbantes, batas e vestidos. Já a bebida mais consumida no país é o pito, uma espécie de cerveja local, enquanto um dos principais pratos da culinária de Gana é o kelewele: banana frita temperada com pimenta e gengibre.
Falando de futebol, a seleção de Gana participou pela primeira vez num mundial em 2006, na Alemanha, mas em 2010 conseguiu chegar aos quartos de final do torneio, na África do Sul.