Dores de ouvido? Saiba como as prevenir

As infeções no ouvido são muito incómodas, pelo  que devemos ser capazes de identificá-las imediatamente para procurarmos tratamento adequado o mais rápido possível.

É possível que tudo comece com uma leve comichão no canal interno do ouvido, que se torna mais grave caso a infeção não seja tratada.

A dor de ouvido costuma ter início com uma suave vermelhidão no canal auditivo interno. Porém, com a evolução do quadro, a vermelhidão tende a ficar mais percetível não apenas dentro, mas também fora do ouvido.

No começo, talvez sinta uma dor generalizada no ouvido — sobretudo após puxar o lóbulo. Depois pode ficar com a sensação de que o ouvido está cheio com alguma substância. Em casos mais graves, a dor irradia para o rosto, pescoço ou para a lateral da cabeça.

Assim como ocorre com os demais sintomas, o fluido sem cheiro tende a ser discreto no começo, piorando à medida que a infeção continua a aumentar.

Em quadros mais graves, a audição do indivíduo costuma ser afetada. A pessoa pode ter a sensação de que não está a ouvir como antes ou sente uma espécie de zumbido dentro do ouvido.

Quando a infeção não é tratada, costuma fazer com que os gânglios linfáticos aumentem de maneira percetível o que pode originar febre, tendo em vista que o canal auditivo estará provavelmente bloqueado por completo.

Previna-se

1. Não use cotonetes
2. Use touca de natação ou tampões de ouvido
3. Use um secador de cabelo para manter os ouvidos sem humidade

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...