<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Audi A5 Sportback 2.0 TDI 150

11 Setembro 2018
Forever Young

Estamos habituados a olhar para o A5 e descobrir as rodas grandes, os cromados em destaque e a alavanca da caixa DSG a dominar a consola central. No entanto, este A5 não tem nada disso e ainda destaca uma caixa manual. Para frotas, mas não só!

Poderia ser um carro dedicado apenas aos maiores compradores do mercado nacional, as empresas e os frotistas, mas a verdade é que qualquer pessoa pode comprar um Audi A5 Sportback por menos de 50 mil euros. Mais precisamente, 47.999 euros.

Claro está que para chegar a este preço é preciso prescindir de algumas coisas. Primeiro, borda fora a caixa S-Tronic. Depois, sai o motor 2.0 TDI 190 CV e entra o de 150 CV. A pintura metalizada custa 1050 euros, o que é um luxo, por isso… pintura normal também serve. As jantes são de liga leve entram neste modelo, mas com apenas 17 polegadas e pneus 225/50. Os faróis LED ficam na Audi, com o A5 Sportback a apresentar luzes xénon plus, com a oferta dos sensores de luz e chuva. Os bancos são rebatíveis 40/20/40, o volante multifunções em couro, e o ar condicionado é automático. E no fim de tudo isto e de mais algumas coisinhas que a Audi oferece em troca dos 47.999 euros, está uma garantia de 4 anos ou 80 mil quilómetros. Não está mal, pois não?

Se quiser optar pela linha Sport ou Design, o carro passa para os 50.776 euros, com mais extras e equipamento de série. E se quiser o mesmo carro, mas com caixa DSG, custa-lhe 50.450 euros; ao adicionar o motor de 190 CV, a fatura sobe para 51.810 euros. Resumindo, são quase cinco mil euros para ter uma caixa automática e mais 40 CV. Valerá a pena?

No que diz respeito à caixa DSG, ou S-Tronic, a resposta é sim, vale a pena, pois o carro fica muito mais agradável de conduzir e um pedal a menos é sempre bem-vindo. Os que ainda dizem que o prazer de condução ó existe com caixa manual, estão perfeitamente desfasados do tempo. Mas são gostos.

 

Quanto ao motor de 190 CV, talvez não justifique o incremento ao preço. Não que um motor mais potente não seja um atrativo, até porque o carro anda mais e tudo o resto… Mas o bloco 2.0 TDI com 150 CV é tão equilibrado, suave e económico que pode ser muito mais interessante para o A5 do que a versão mais potente.

É verdade que a caixa manual é boa, bem escalonada, fácil de usar e suave na utilização, mas a caixa DSG vale muito a pena. Ainda assim, se optar pela caixa manual, será também uma boa opção, até porque a diferença de consumos é curta (5,8 l/100 km para este A5 Sportback, com caixa de seis velocidades).

É claro que, para deixar este A5 Sportback mais próximo daquilo que é o estatuto de possuir um Audi, terá de abrir os cordões à bolsa e navegar na longa lista de opcionais, acessórios e pacotes que a casa alemã disponibiliza.

Quanto ao resto, o A5 mostra-se um verdadeiro Audi, ou seja, um estilo agradável à vista, um interior espaçoso feito com qualidade e aquele toque que faz dos habitáculos da Audi os melhores do momento.

Posição de condução perfeita, tudo ergonomicamente bem posicionado e bancos confortáveis. Acessibilidade fácil e uma bagageira com razoáveis 480 litros.

Na estrada, suavidade e refinamento são as palavras que melhor descrevem o A5 Sportback, mas com um comportamento muito interessante, mesmo que não seja carro para grandes aventuras desportivas. É, sim, um rolador, um carro capaz de o levar do ponto A ao B, rápida e confortavelmente. Estão disponíveis vários modos de condução, mas servem de pouco perante um motor de 150 CV com caixa manual e suspensões convencionais.

Veredicto

Ficou claro que os 2.550 euros que o separam da caixa S-Tronic são mais do que justificados. Não quer isto dizer que o A5 com caixa manual seja mau, longe disso. Mas não é a mesma coisa. Certo é que seja qual for a caixa que escolher, a melhor opção é mesmo o motor de 150 CV, porque é mais suave, refinado e económico, com a performance ideal para o tipo de carro que o A5 sempre foi. E com esta renovação que sofreu, está ainda mais apetecível. Uma opção a ter em conta se está a pensar em comprar um carro deste segmento.

José Manuel da Costa

Mais Recentes

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 9 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 9 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 10 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 10 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 11 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 13 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 13 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 14 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 14 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 15 horas

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 15 horas

Transformar plástico em paracetamol? Cientistas criam medicamento a partir de garrafas PET

há 16 horas

Borboletas que bebem lágrimas? A estranha amizade entre tartarugas e insetos na Amazónia

há 16 horas

Há 100 milhões de anos, era este o animal que dominava os oceanos em todo o mundo

há 17 horas

E se o tempo tiver três dimensões? Nova teoria propõe modelo radical que pode unificar toda a física

há 17 horas

Construir casas na Lua, com materiais da Lua: o novo desafio da NASA

há 17 horas

Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

há 17 horas

Quer viver até aos 100 anos? Cinco conselhos surpreendentes de quem já lá chegou

há 18 horas

Fungo da “maldição de Tutankhamon”, afinal, pode vir a ser um promissor medicamento anticancerígeno

há 18 horas

O que (não) comer e beber durante uma onda de calor

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.