Maria, Rainha dos Escoceses conta a história da família real britânica

Filme baseado na história verídica de duas primas que acreditavam ser as legítimas herdeiras da coroa inglesa tem estreia marcada, nos cinemas nacionais, para 17 de janeiro.

Josie Rourke estreia-se na realização para contar a história de Maria Stewart (representada por Saoirse Ronan), coroada Rainha de França aos 16 anos. Viúva aos 18, regressa ao seu país natal, a Escócia, para recuperar o seu direito ao trono, numa altura em que Escócia e Inglaterra são lideradas pela sua prima, a imperiosa Isabel I (interpretada por Margot Robbie).

Esta é a história de uma rivalidade no poder e no amor, em que duas regentes num mundo de homens têm de decidir como jogar um casamento contra a independência. Maria está num jogo de xadrez em que quer ser mais do que um simples peão e reivindica o seu direito ao trono inglês. Só que nesse lugar está a rainha Isabel I que governa de forma soberana. As tramas de cada uma das cortes são cativantes porque põem em perigo ambos os tronos e mudam o rumo da história.

“Maria, Rainha dos escoceses” conta a história da família real britânicaSaoirse Ronan é a estrela promissora que dá vida a Maria Stewart. Ronan fez a sua estreia na televisão irlandesa, em 2003, com papéis em séries. No entanto, a jovem atriz de 24 anos, que está ainda no início da sua carreira, começou a ser mais conhecida pelo grande público nos três filmes para os quais foi nomeada para um Óscar (Expiação em 2007, com apenas 12 anos, Brooklyn, de 2015, e Lady Bird, em 2017).

Maria, a rainha dos escoceses conta com um elenco de luxo. Saoirse Ronan e Margot Robbie (também nomeada para um Óscar em Eu, Tonya) são as duas rainhas neste xadrez do argumento de Beau Willimon, baseado na biografia Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart da autoria de John Guy. Gemma Chan (Transformers: O Último Cavaleiro), David Tennant (da série de TV Doctor Who), Guy Pearce (Brimstone – Castigo), Joe Alwyn (Operação Final), Ian Hart (Harry Potter e a Pedra Filosofal), Jack Lowden (Dunkirk), Brendan Coyle (Downton Abbey) e Martin Compston (Sweet Sixteen) desempenham os atores secundários que dão substância ao enredo.