Partilhar

Black Friday: 5 estratégias que pode aplicar no maior dia de descontos

Para tirar o máximo proveito do dia das promoções em quase todas as lojas precisa de alguma prática, planeamento e a estratégia mais adequada ao seu objetivo.

29 Novembro 2019
Forever Young

Falar em Black Friday, em 29 de novembro, é, sem dúvida, falar no maior dia de descontos do ano. Porém, aproveitá-lo da melhor forma exige uma estratégia certa para o objetivo traçado para o mesmo. Alguns compradores e especialistas em compras, em declarações ao site Considerable, explicaram quais são as suas melhores histórias da Black Friday, de anos anteriores, e como o leitor se pode preparar para evitar as piores.

«Espere o inesperado»

A professora de negócios da Columbia Business School Vicki Morwitz, que também passou anos como cliente durante a Black Friday, atualmente mantém a essa tradição anual que tinha com a mãe mais à distância. Por exemplo, no ano passado, quando, por um capricho, viu uma venda de viagens para um hotel boutique de luxo, aproveitou para reservar a sua viagem a Israel.

De surpresa, Morwitz reparou na existência de um desconto de 50%, na venda da Black Friday, que já «estava na minha faixa de preço, e eu reservei e fiquei muito, muito feliz».

Dica: Verifique os sites das suas lojas e empresas favoritas na Black Friday, não importa o quão obscuro. Algumas marcas de luxo podem oferecer descontos, mesmo que raramente sejam colocados à venda na loja.

«Acompanhe as subidas e descidas do preços»

De acordo com um estudo recente, são muitas as pessoas que pretendem fazer compras na Black Friday deste ano. Todavia, o investigador, Danny McLoughlin, que é o diretor de conteúdo e pesquisa de um site de análise de preços, estudou dados dos últimos três anos para milhares de sapatilhas e informou que o seu valor era mais baixo em 66%, de 1 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, do que na Black Friday.

Dica: Comece a controlar os preços agora. Dessa forma, pode saber o valor do desconto, se houver, de determinado produto.

«Não crie pressões ou ansiedade»

Ao pesquisar ofertas nesta temporada de férias, lembre-se que não há necessidade de se limitar à Black Friday. Segunda é tempo da Ciber Monday e depois os saldos vêm já em janeiro. A blogger da AllThingsTarget Christy Palmer, diz que as ofertas da Black Friday já estavam disponíveis antes e algumas ainda podem estar depois.

Palmer esclareceu que «muitas lojas online iniciam as vendas na Black Friday antes da Black Friday, para que o cliente possa frequentemente obter as ofertas desejadas e nem precisar sair de casa». Alguns preços iguais ou superiores também eram visiveis, «mesmo após o término da Black Friday».

Dica: Mantenha os hábitos de compra após a Black Friday. Acompanhe a variação dos preços, inscrevendo-se em listas de distribuição e aproveite as promoções.

«Fique em casa e aproveite as vantagens do online»

Na Black Friday, a blogger Lydia Senn não se incomoda a ir à loja fazer compras, quando as pode realizar online em casa «de pijama com uma chávena de café na mão e a Netflix na televisão». A escritora também não interrompe o seu tempo da família no Dia de Ação de Graças (evento norte-americano) para fazer compras.

Lydia Senn encontra ofertas de destaque online após uma preparação para compras, que inclui o mapeamento de uma lista de compras e a visualização de anúncios da Black Friday online em sites das lojas com promoções.

Dica: Evite as multidões, pois as ofertas da Black Friday também chegam a sua casa. As vendas online geralmente acontecem a partir do dia de ação de graças (quarta quinta-feira do mês de novembro) e a segunda-feira seguinte, a Cyber Monday.

«Foque-se nas suas necessidades»

O web developer norte-americano Ravi Gehlot faz compras o ano inteiro, inclusive na Black Friday. De facto, foi quando ele obteve grandes descontos em monitores. Mas, apesar dessa proeza na busca de acordos, Gehlot pode ter o melhor conselho de todos: «não compre apenas para fazer compras».

Dado o seu sucesso no passado ao conseguir gozar de grandes descontos, Ravi Gehlot não pretende ir às compras este ano, porque «realmente não preciso de nada no momento».

Dica: Planeie e concentre-se nos produtos de que precisa e mantenha-se firme nessa lista durante as vendas da Black Friday.

Mais Recentes

Automotivação: saiba o que deve (mesmo) fazer para ganhar mais confiança

há 9 horas

5 tipos de alimentos que (mais) podem causar intoxicações alimentares

há 10 horas

Tem noção de que forma a idade impacta a sua capacidade de tomar decisões? Mais do que imagina

há 11 horas

Tem a pele seca e não entende porquê? Nós explicamos

há 12 horas

Não sabe onde ir almoçar? Vá descobrir os “Pratos com História” neste restaurante

há 16 horas

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 1 dia

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 1 dia

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 1 dia

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 2 dias

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 2 dias

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 2 dias

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 2 dias

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 dias

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 2 dias

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 2 dias

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 2 dias

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 3 dias

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 3 dias

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 3 dias

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.