Partilhar

Se mora em Coimbra ou Leiria e gosta de ler não vai mesmo perder este evento

Saiba quando e não perca

17 Maio 2023
Forever Young

O Festival Literário Internacional do Interior, que irá decorrer em meados de junho, vai levar livros e escritores a dez concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria que foram afetados pelos fogos de 2017, revelou hoje a organização, avança a Lusa.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a criadora e coordenadora do Festival Literário Internacional do Interior do (FLII), Ana Filomena Amaral, destacou o caráter inovador deste evento intermunicipal.

“Decorrerá em dez concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem. Ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades”, informou.

O 6.º Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo vai decorrer de 15 a 18 de junho, em 10 concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria, contando ainda com diferentes atividades ao longo de todo o mês.

É realizado pela Arte-Via Cooperativa, com sede na Lousã, em parceria com autarquias, instituições públicas, associações e empresas da região, em homenagem às vítimas dos fogos florestais de 2017, sob o lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.

O festival tem ainda como patrono o Presidente da República e como parceiros associados a Direção Regional de Cultura do Centro, a Universidade de Coimbra, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Associação Portuguesa de Escritores, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura (PNL).

De acordo com a organização, os escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues serão homenageados nesta 6.ª edição do festival, num tributo que “assinala os centenários dos seus nascimentos e os 50 anos da Associação Portuguesa de Escritores”.

“Com o tema transversal “Pensamento, palavras, poesia, língua de fogo na imensa boca dessa angústia” e porque se trata de um festival de causas, pretende-se abordar questões candentes para o devir do mundo, mantendo sempre a emergência ambiental como um dos núcleos privilegiados de discussão”, evidenciou.

Os destaques desta edição vão para a sessão de abertura, a 15 de junho, em Ansião; enquanto no dia 16 será assinado, no Hotel Palácio da Lousã, o protocolo de cooperação entre o Plano Nacional de Leitura e a Arte-Via Cooperativa.

Ainda no mesmo dia, o Estabelecimento Prisional de Coimbra recebe vários escritores, que vão estar num painel com a participação de reclusos, que irão recitar poemas.

No dia 17, a escritora Filipa Martins apresentará a biografia de Natália Correia “O dever de deslumbrar”, na Biblioteca Municipal de Arganil; e, em Góis, na capela da Casa da Costeira, Álvaro Amaro fará a apresentação do seu livro “O interior é fonte de vida”.

À noite, em Alvaiázere, na freguesia de Pelmá, decorrerá a performance de poesia “Floresta vermelha”, da autoria de Marina Kasakova e Sara Maino.

“As residentes literárias desta edição serão Cristina Robalo Cordeiro e Mónica Serra, que vão estar em todos os concelhos em conversa com os alunos, nomeadamente, nos dias 05 e 07 de junho, em Condeixa-a-Nova”, indicou a organização.

Já a exposição “Eduardo Lourenço e os outros: no mundo como devir”, pertencente ao Centro de Estudo Ibéricos, estará patente nos municípios do consórcio, de maio ao final de julho, onde também haverá palestras sobre os homenageados, por académicos especialistas da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora.

Esta edição do FLII conta também com a presença do escritor para a infância e juventude José Vaz, nomeado para o prémio Astrid Lindgren 2024, e “tem mais de 50 atividades a decorrer em simultâneo num território de 1600 km2 e uma população de mais de 200 mil pessoas”.

O consórcio FLII Palavras de Fogo congrega autarquias e instituições diversas dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã Miranda do Corvo, Pedrógão Grande e Tábua, nos distritos de Coimbra e Leiria.

O FLII Palavras de Fogo conta ainda com a parceria de vários congéneres internacionais: Jaipur Literature Festival (Índia), FLIPoços (Brasil), Book Worm (China), Festival de Poesia de Chepén Chepén (Peru), Ake Festival (Nigeria), e Literary Festival (Dubai), entre outros.

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 26 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 33 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 58 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 1 hora

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 6 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.