Partilhar

No Dia Mundial da Produtividade há um aspeto crucial: promover a saúde mental nas empresas

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Produtividade. Assinala-se esta data para debater sobre a nossa contribuição tanto enquanto trabalhadores como empregadores, de forma sustentada.

20 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Estudos recentes realizados pela Universidade de Oxford (1) e pela Universidade Warwick (2) apontam que um funcionário feliz é substancialmente mais produtivo. Ambos os estudos observam aumentos de produtividade acima dos 10% nos colaboradores que se sentem bem e apoiados no seu local de trabalho. As conclusões destes estudos apontam que a saúde mental dos trabalhadores está diretamente ligada à sua capacidade de lidar com o stress, manter o foco, tomar decisões assertivas, ser mais criativo e colaborar efetivamente com os colegas.

O maior recurso de uma empresa são as pessoas e as suas capacidades. Os trabalhadores, para produzirem e obterem resultados dos seus esforços têm de estar bem, tanto física como mentalmente.

Carolina Ferreira, Psicóloga Clínica, reconhece que já se iniciou um caminho e que as empresas estão hoje mais conscientes, especialmente com as novas políticas de ESG a serem implementadas de forma mais generalizada, mas ainda há muito para fazer nesta área, sobretudo quebrar o ciclo de estigma relacionado com a saúde mental.

As empresas, o trabalho, deixaram de representar apenas uma fonte de rendimento, são cada vez mais uma fonte de realização pessoal, de bem-estar e de felicidade. As pessoas não querem nem precisam apenas de salas com um excelente decor, mas existe a necessidade basilar de serem ouvidas e compreendidas, querem cuidado e tempo.

Colaboradores não cuidados pela sua empresa, têm um menor envolvimento com a organização e maior probabilidade de procurar uma alternativa que preencha as suas aspirações e necessidades.

Uma cultura empresarial que coloca o capital humano no centro das decisões mais facilmente terá como consequência uma força de trabalho motivada, feliz, produtiva e rentável.

As empresas ainda não abordam de forma sólida a questão da saúde mental dos seus colaboradores. Carolina Ferreira, psicóloga clínica e formadora aponta 7 caminhos possíveis para as empresas ajudarem os seus colaboradores a produzir mais e melhor sem comprometer o seu bem-estar:

Fomentar uma cultura de apoio: As empresas devem promover uma cultura que valorize a saúde mental, na qual os funcionários se sintam que existe um espaço seguro sobre OS seus desafios e procurar apoio. Entender que cada pessoa é única e que todas juntas formam uma estrutura que se quer sólida, é o caminho para se entender que o todo é maior que a soma das partes.
Criar um ambiente de trabalho saudável: Mais importante que um ambiente físico adequado e seguro, é sem dúvida um clima organizacional positivo, são essenciais para promover a saúde mental. As empresas devem fornecer espaços adequados para descanso, garantir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, incentivar pausas regulares e promover a gestão adequada de carga horária e evitando o presentismo (sobrecarga excessiva).
Oferecer benefícios e programas de bem-estar mental: oferecer como sessões de meditação, atividades físicas e workshops de auto-cuidado, gestão de inteligência emocional, gestão de tempo, podem ser implementados para ajudar os funcionários a cuidar da sua saúde mental.
Promover a flexibilidade no trabalho: Permitir horários flexíveis, trabalho remoto e políticas de auto-cuidado;
Capacitar os líderes e gestores: Os líderes e gestores desempenham um papel fundamental na promoção da saúde mental dos funcionários. Eles devem ser capacitados para reconhecer os sinais de problemas de saúde mental, em si e nas suas equipas, fornecer apoio e orientação adequados, além de criar um ambiente de trabalho inclusivo, no qual todos se sintam valorizados e apoiados.
Fomentar a comunicação e o apoio mútuo: Estimular a comunicação aberta e o apoio mútuo entre os colaboradores pode fortalecer os laços dentro da equipa e criar um ambiente de suporte. Da mesma forma devem evitar-se comportamentos de competitividade ou promover más relações entre colaboradores.
Consciencializar sobre a importância do equilíbrio mental: Realizar campanhas de sensibilização e fornecer recursos educativos sobre saúde mental pode ajudar a eliminar o estigma associado aos problemas mentais.

Mais Recentes

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 29 minutos

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 41 minutos

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 50 minutos

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 2 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 4 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 4 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 4 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 4 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 4 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 5 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 5 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 5 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 6 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 6 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 6 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 7 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 22 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 22 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 23 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.