O antigo presidente da Câmara Municipal de Tábua António Manuel Barata Portugal morreu esta segunda-feira, revelou este município do distrito de Coimbra, que decretou dois dias de luto municipal.
Em comunicado enviado ontem à agência Lusa, a autarquia adianta que foram decretados dois dias de luto municipal, esta segunda-feira e na terça-feira, e que será colocada a meia haste a bandeira do município.
António Barata Portugal foi presidente da Câmara Municipal de Tábua de 1976 a 1982 e entre 1986 e 1989, eleito pelo PSD, ficando “associado à história” do concelho pela sua “dedicação ao serviço público que teve expressão máxima no exercício do nobre cargo de presidente”.
Para a Câmara de Tábua, o antigo autarca desempenhou as suas funções tendo sempre presente o objetivo “de dar resposta aos problemas dos tabuenses e contribuir para a construção de um concelho mais desenvolvido”.
Além das funções autárquicas, foi também “deputado da Assembleia da República, sendo de destacar o seu contributo para a vida associativa no concelho de Tábua, tendo integrado os órgãos sociais de diversas instituições locais, bem como para o seu percurso profissional, enquanto empresário”, acrescenta.
O município reconheceu a dedicação de António Barata Portugal ao concelho e, por isso, atribuiu, em 10 de abril de 2013, a medalha de honra do concelho, estando o “seu nome perpetuado na toponímia da vila de Tábua”.
No dia 10 de abril deste ano foi inaugurada a galeria dos antigos presidentes de Câmara no Salão Nobre dos Paços do Município de Tábua, na qual, naturalmente, figura António Manuel Barata Portugal.
O presidente do município, o socialista Ricardo Cruz, envia as “profundas condolências a toda a família”, refere o mesmo comunicado.
Fonte da Câmara Municipal de Tábua disse à agência Lusa que as cerimónias fúnebres terão lugar na terça-feira, às 14h15, na Igreja de São José, em Coimbra, de onde sairá o cortejo fúnebre para o Complexo Funerário Municipal em Taveiro (Coimbra).