A quantidade de compras online em Portugal durante o período de Black Friday deste ano deverá crescer 67%, sendo também expectável que o volume de vendas aumente 64%. O valor médio por compra, por seu turno, deverá saltar 25%, de acordo com Telmo Santos, CEO da euPago.
Estimativas da fintech apontam ainda para vendas a rondar os 91 milhões de euros, na sequência de uma aceleração do volume de transacções. No entanto, embora estes números pareçam boas notícias para os comerciantes, a euPago alerta que poderá não ser tão bom como parece.
Isto porque os reembolsos poderão ascender a 27 milhões de euros. «Na impossibilidade de substituir os produtos adquiridos, terão de devolver o dinheiro aos clientes. Segundo a lei, o cliente tem 14 dias para manifestar se quer o reembolso e 30 dias para devolver o produto», explica Telmo Santos.
Um estudo da Invesp realizado no ano passado mostra que cerca de 30% dos produtos comprados online são devolvidos. Os comerciantes terão também problemas acrescidos com os fornecedores por não conseguirem dar resposta ao volume de vendas.
(artigo originalmente publicado no site Marketeer)