Este dia é sinónimo de uma noite repleta de diversão, festas e encontros. No entanto, a noite de Halloween também traz consigo alguns desafios ao nível da segurança. De acordo com a Prosegur Alarms, o mês de outubro regista um aumento significativo nas ocorrências de alarmes, e isso é especialmente evidente no Dia das Bruxas.
Para ajudar a combater esta tendência e para que possa aproveitar o Halloween sem medos ou preocupações, a Prosegur Alarms apresenta cinco dicas para proteger a sua casa na noite mais assustadora do ano:
- Redobre a segurança nas entradas – Antes de abrir a porta, utilize sempre o olho mágico ou o intercomunicador, para ter a certeza de que é seguro. Se não lhe foi possível identificar quem está do lado de fora, aconselhamos também que tranque a porta e feche as janelas.
- Atenção às decorações – Embora as decorações de Halloween, como lanternas de abóbora e velas, possam ajudar a criar um ambiente festivo, elas também podem representar riscos de incêndio. Além disso, decorações nas janelas podem obstruir a visão, portanto certifique-se de que suas decorações não comprometem a sua capacidade de ver quem está do lado de fora.
- Invista numa iluminação estratégica – Manter uma luz ligada ou instalar luzes de presença exteriores com temporizador automático podem ser opções eficazes para que a casa se mantenha iluminada durante a noite. Dessa forma, pode dar a ilusão de que a casa está habitada, mesmo quando está ausente, podendo dissuadir potenciais atos de vandalismo ou assaltos.
- Instale um sistema de alarme – Atualmente existem diversas opções de sistemas de alarmes, que geralmente incluem, além dos alarmes domésticos, detetores de movimento e de calor, câmaras exteriores e interiores, contactos magnéticos nas portas e janelas, chaves encriptadas e sirenes. Estes sistemas estão por norma conectados a uma Central de Operações de Segurança disponível 24h por dia, para que seja possível responder de forma imediata em caso de emergência ou avisar as autoridades o mais rapidamente possível.