Partilhar

Está em Portugal o investigador francês que quer desvendar segredos da bactéria intestinal que ajuda a perda de peso

Pierre Déchelotte investiga há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597

27 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Pierre Déchelotte, que investiga, há mais de 15 anos, a bactéria Hafnia alvei HA4597® demonstrou, em estudos clínicos, que este microrganismo que existe naturalmente no nosso organismo produz uma proteína capaz de regular a sensação de fome e levar à redução do peso e dos níveis de açúcar no sangue.

E se lhe dissermos que entre os milhares e milhares de bactérias “boas” que habitam o intestino há uma estirpe específica que pode ser um importante aliado na perda de peso? O investigador Pierre Déchelotte, que há mais de 15 anos, analisa à lupa a Hafnia alvei HA4597®, desvendou os mecanismos de ação deste microrganismo e conseguiu provar, através de estudos clínicos, que este ser microscópico é capaz de regular a sensação de fome.

A investigação e os benefícios clínicos associados à utilização desta bactéria probiótica são hoje apresentados em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, e amanhã, no Porto, na Casa da Arquitetura.

Cada vez mais estudos sustentam que a manipulação da microbiota intestinal pode ser uma ferramenta terapêutica para a gestão de várias doenças, entre as quais a obesidade e o excesso de peso. Investigações pré-clínicas já tinham mostrado que a bactéria probiótica conseguia mimetizar a sensação de saciedade, o que resultava numa redução de peso e de acumulação de gordura. Pierre Déchelotte comprovou-o em estudos clínicos. Um destes estudos envolveu 236 pessoas com excesso de peso.

Para demonstrar a eficácia clínica da Hafnia alvei HA4597®, o grupo de investigadores liderado por Pierre Déchelotte começou por pedir a todas as pessoas incluídas no estudo, que seguissem uma dieta hipocalórica de -20% e mantivessem a sua atividade física habitual. Depois, um grupo de pessoas recebeu duas cápsulas por dia de Hafnia alvei HA4597®, o equivalente a 100 biliões de bactérias por dia. Às restantes pessoas com excesso de peso foram dadas duas cápsulas de placebo. Ao fim de 12 semanas, o grupo que tomou Hafnia alvei HA4597® tinha alcançado uma perda de peso de pelo menos 3%. Além disso, foi observado um aumento da sensação de saciedade e maior perda de volume. A glicemia de jejum em 12 semanas foi bastante menor no grupo tratado com Hafnia alvei HA4597®.

Consequências da disbiose

Este estudo conclui, por isso, que a Hafnia alvei HA4597® é capaz de influenciar os mecanismos de controle do apetite, redução de peso e massa gorda, redução na ingestão de alimentos e tem efeitos positivos nos níveis de açúcar no sangue e na resistência à insulina. Desde então, Pierre Déchelotte tem procurado fórmulas que aliem as conclusões do estudo à aplicação clínica.

A Hafnia alvei HA4597® pode ser encontrada naturalmente na nossa microbiota intestinal, assim como em alguns alimentos, como produtos lácteos, ou em suplementos probióticos. Se a nossa microbiota intestinal estiver desequilibrada (disbiose) terá menos enterobactérias desta estirpe e torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia. A toma de determinados probióticos com a enterobactéria Hafnia alvei HA4597® pode ajudar a corrigir a disbiose, além de ser uma mais-valia para quem quer adotar um plano alimentar hipocalórico e um plano nutricional que conduza à perda de peso.

A disbiose é ainda uma porta aberta para outras patologias, para além da obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro. Daí a importância de manter uma dieta rica e equilibrada e de evitar um estilo de vida sedentário. Quando a dieta e a atividade física não são suficientes, o recurso à suplementação afigura-se como uma resposta terapêutica demonstrada cientificamente.

Foto: Microbiome Foundation

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 2 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 5 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 7 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 8 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 9 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 9 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 9 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 9 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 10 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 11 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 11 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 11 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 11 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 11 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 11 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 11 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 14 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 15 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.