Partilhar

Serão estas as diferenças (subtis) de personalidade entre homens e mulheres?

Um novo estudo procura melhor entender as diferenças de género.

18 Dezembro 2020
Forever Young

A equidade entre homens e mulheres continua a ser um objetivo que cada vez mais faz parte das nossas vidas e do mundo empresarial. É fundamental procurar assegurar que tanto homens e mulheres têm o mesmo tipo de direitos e oportunidades, sem que exista espaço para injustas distinções baseadas no sexo.

De qualquer forma, existem habitualmente algumas diferenças psicológicas e emocionais bastante perceptíveis entre os dois gêneros. As mulheres tendem a ser, em média. mais calorosas, amáveis e sensíveis. Já os homens assumem tradicionalmente um “papel” mais agressivo e assertivo, tal como confirmam diferentes estudos.

[Leia também: Atenção: estes são os 3 traços de personalidade mais “negros” que deve (mesmo) evitar]

No entanto, existem algumas diferenças bastante mais difíceis de identificar. Eis algumas conclusões, baseadas em factos científicos, que podem surpreender.

 

  1. As mulheres são mais capazes de identificar expressões de nojo ou insatisfação

Será que as mulheres têm mesmo uma melhor inteligência emocional que os homens? Um recente estudo, procurou medir a forma como ambos os sexos conseguem reconhecer expressões faciais de emoções num conjunto de fotografias. As mulheres demonstraram ser bastante mais capazes de identificar descontentamento.

Os investigadores acreditam que este fator possa estar relacionado com o facto de as mulheres serem responsáveis pela gestação das crianças. Isto faz com que estejam, normalmente, mais atentas e sensíveis a qualquer alteração negativa no ambiente.

 

  1. Os homens afirmam sentir mais solidão no início da vida; as mulheres mais no final

As ideias pré-concebidas sobre o sentimento de solidão fazem-nos acreditar que esta aumenta habitualmente à medida que envelhecemos. Mais tarde na nossa vida torna-se mais difícil estar com amigos, familiares, etc.

No entanto, um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology procurou examinar este tema em maior detalhe e revelou conclusões interessantes. Curiosamente descobriram que a evolução da solidão apresenta diferenças baseadas no gênero. Os homens sentem-se mais solitários na meia idade, enquanto que as mulheres sentem-se mais sozinha quando se tornam idosas.

 

  1. Os homens passam mais tempo a relaxar do que as mulheres

Investigadores da Universidade de Barcelona concluíram que os homens passam uma porção maior do seu dia envolvidos em atividades de lazer do que as mulheres. O estudo procurou perceber quanto tempo era passado a ver televisão, ler, socializar com amigos, praticar desporto, a ir a eventos, etc. Os resultados revelaram que os homens passam em média 113 minutos diários envolvidos neste tipo de atividades. As mulheres apenas 101 minutos. Curiosamente, apesar de passarem menos tempo a relaxar, as mulheres afirmam apreciar substancialmente mais estes momentos do que os homens.

 

  1. Os homens e as mulheres podem falar duas línguas distintas?

A comunicação abstrata é um termo que procura definir a capacidade de um indivíduo comunicar as suas ideias e emoções usando um discurso que se baseia em questões mais gerais e menos concretas. No objetivo final e não tanto na estratégia de ação imediata.

Um estudo da San Francisco State University, revelou que os homens parecem ter uma tendência bastante superior de aplicarem uma comunicação abstrata, quando comparado com as mulheres. Os membros do sexo masculinos parecem mais interessados em falar sobre os objetivos finais e as mulheres mais focadas nas especificidades.

 

  1. As diferenças de género surgem na infância

Os psicólogos utilizam habitualmente cinco características para descrever a personalidade de uma pessoa: extroversão, abertura a novas experiências, agradabilidade, neuroticismo e conscienciosidade.

Um recente estudo utilizou este framework baseado nas cinco características para descrever e compreender a personalidade de um grupo alargado de jovens (entre os 9 e 13 anos). A ideia seria identificar quais as características de personalidade que se tornam mais divergente e quais as que se mantém iguais ao longo dos anos formativos.

Os investigadores encontraram duas diferenças clara entre rapazes e raparigas. As jovens adolescentes apresentaram níveis mais elevados de conscienciosidade tanto na idade mais jovem como ao longo dos anos.

Por outro lado, tanto rapazes como raparigas apresentaram níveis reduzidos de neuroticismo aos 9 anos. No entanto, ao longo dos anos formativos os rapazes apresentaram um declínio maior desta característica, quando comparado com as raparigas.

 

 

[Leia também: Sabe o que o seu tipo de assinatura revela sobre a sua personalidade?]

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 6 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 6 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 6 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 7 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 7 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 7 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 8 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 8 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 10 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 10 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 11 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 11 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 12 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 12 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 12 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 14 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 14 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.