<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo revela que, em certas condições, a doença de Alzheimer pode ser transmissível

6 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

Mas não da mesma forma como a gripe ou outras doenças virais são passadas de uma pessoa para a outra.

O Alzheimer pode ser transmitido em condições raríssimas, mas não da forma como a gripe ou outras doenças virais são passadas de uma pessoa para a outra. A conclusão é de estudo liderado por cientistas da University College London, no Reino Unido, publicado na revista Nature Medicine.

A equipa investigou oito participantes de um tratamento com hormonas do crescimento humano (hGH) extraído do cérebro de cadáveres. Integraram um grupo de 1.848 doentes que receberam a substância entre os anos de 1959 e 1985, quando eram crianças.

Em meados dos anos 1980, a experiência foi interrompida após alguns voluntários morrerem da doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), causada pelo acumular de proteínas príon no cérebro e semelhante à doença da vaca louca. O processo é parecido com o acumular das proteínas beta-amiloide e tau que propicia o aparecimento do Alzheimer.

Análises anteriores mostraram que os mortos pela CJD também tinham placas beta-amiloide no cérebro, mas não foi possível saber se eles desenvolveram sintomas de Alzheimer. Estudos separados sugeriram que a doença poderia ser transmitida nesse tipo de tratamento, mas até então a relação não havia sido provada em pessoas vivas.

No grupo de voluntários desta nova investigação podem estar os primeiros casos de transmissão acidental de Alzheimer. Cinco das oito pessoas apresentaram sintomas da doença de início precoce, com os sinais a surgir entre os 38 e os 55 anos.

Nenhum deles desenvolveu a CJD, mas a maioria registou sinais de demência, enquanto dois apresentaram ainda mais evidências, detetadas com a análise da medula espinhal e do líquido claro que envolve o cérebro. Sinais da doença também foram encontrados nas amostras de tecido cerebral de um voluntário que morreu durante a pesquisa.

Mesmo com as evidências da transmissão do Alzheimer nos pacientes estudados, os investigadores ressaltam que não há motivos para alarme e que a doença não é contagiosa. Conforme os cientistas, o grupo desenvolveu a condição em circunstâncias raríssimas, num tratamento descontinuado há décadas.

 

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 2 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 3 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 3 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 3 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 4 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 4 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 4 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 5 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 5 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 5 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 6 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 6 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 6 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 8 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 8 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 8 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 8 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 8 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 8 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.