Partilhar

É proibido mas nem sempre cumprido: apenda a descobrir se existem câmaras ocultas nos alojamentos onde passa as férias da Páscoa

Os proprietários geralmente instalam câmaras em caso de roubo ou danos à propriedade, embora também existam aqueles que utilizam para espiar os hóspedes, com fins maliciosos.

27 Março 2024
Sandra M. Pinto

O feriado da Páscoa coincide com o recente anúncio do Airbnb de proibir câmaras de segurança para monitorizar espaços internos das acomodações turísticas.

Para tranquilizar as pessoas que procuram viajar – seja nesta Semana Santa ou em qualquer outra data –, a Kaspersky preparou algumas dicas para ajudar a detetar câmaras escondidas em alojamentos.

Existem câmaras no mercado que podem ser adquiridas a baixo custo, e seu uso e instalação não exigem conhecimento técnico. Como outros dispositivos, só precisam ser ligados à internet para transferir dados e, devido ao seu tamanho, podem ser escondidos facilmente em qualquer tipo de alojamento.

Para tornar a sua viagem na Páscoa mais tranquila e livre de olhares indiscretos, os especialistas da Kaspersky mostram como detetar câmaras escondidas.

1. Smartphone, o melhor aliado: uma maneira simples de detetar câmaras escondidas requer apenas a sua própria câmara. Desligue as luzes do lugar que estiver, grave um vídeo pela câmara, com a lanterna do “flash” ativado, e aponte-as para onde acha que um dispositivo oculto pode estar. Se sua suspeita estiver correta, você verá um flash no ecrã.

2. Preste atenção à luz vermelha: Em alguns casos, não precisa de uma lanterna já que muitas câmaras ocultas usam luz infravermelha, que é invisível para o olho humano, mas não para uma câmara. Ao filmar no escuro, a fonte de luz infravermelha aparecerá no ecrã como um ponto pulsante. Tenha em mente que a câmara principal do seu smartphone pode não funcionar, porque provavelmente tem um filtro de luz IR, mas a câmara frontal cumprirá essa missão.

3. Apps auxiliares: Use uma aplicação para localizar câmaras espiãs e outros dispositivos ocultos, que se enquadram em duas categorias. O primeiro grupo procura dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Exemplos incluem o Glint Finder, que deteta o brilho (ou contraste do ecrã) quando uma lanterna atinge a lente. As apps no segundo grupo são desenhadas para procurar dispositivos wireless espiões. Para que funcionem, devem ser ligados a uma rede Wi-Fi local. Depois de analisar o router, a app exibe uma lista de dispositivos conectados onde o utilizador pode detetar se há uma câmara ligada à rede.

Mais Recentes

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 24 minutos

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 59 minutos

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 hora

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 hora

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 hora

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 hora

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 2 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 2 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 17 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 18 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 18 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 18 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 19 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 20 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 21 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 21 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 21 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 23 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 23 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.