Segundo o ranking OCDE Better Life Index 2023, criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico, os países europeus estão no topo do ranking que destaca os que desenvolveram melhor essa relação de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
5. Holanda
Trata-se de um país que não só possui uma das melhores relações de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, segundo a OCDE, mas também detém a terceira maior taxa de empregabilidade. Na Holanda, os trabalhadores desfrutam de 28 dias de férias anualmente e apresentam uma excelente taxa de expectativa de vida, de 82 anos, em média.
4. Espanha
Com paisagens paradisíacas, a Espanha não deixa dúvidas de como é possível desfrutar do tempo livre fora do trabalho, apresentando pontuação 8,4. Por lá, a média de horas trabalhadas semanalmente é de 25,9.
3. Noruega
A Noruega aparece em terceiro lugar, com pontuação 8,5. Embora não apresente as remunerações mais elevadas, quando em comparação com outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos, o país também se destaca por oferecer relações de trabalho mais equilibradas.
2. Dinamarca
A Dinamarca, que volta e meia disputa a posição de país mais feliz do mundo com a Finlândia, aparece na segunda posição, com pontuação 8,6. Por lá, os trabalhadores desfrutam de 36 dias de férias anuais e carga horária semanal média de 26 horas.
1. Itália
A Itália ocupa a primeira posição, com a pontuação de 9,4.