Partilhar

Ensino bilingue em inglês vai ser alargado em 2025

O ensino bilingue em inglês vai ser alargado em 2025 para que mais alunos possam fazer essa aprendizagem no primeiro ciclo em mais escolas públicas, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Educação.

7 Junho 2024
Forever Young com Lusa

“A meta para 2025 é aumentar em dois pontos percentuais a cobertura na rede pública deste programa”, adiantou Alexandre Homem Cristo, durante o Simpósio Programas Bilingues em Inglês, que decorre hoje e sábado no Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O governante frisou que o desafio não é simples, mas que é uma “boa meta”.

O objetivo é ter “mais escolas nesta rede, mais alunos a beneficiar desta iniciativa e uma maior escala neste projeto, que nos permita, até do ponto de vista da evidência, alargá-lo a outra escala ainda maior num futuro mais curto”, frisou o secretário de Estado.

 

O programa de ensino bilingue em inglês funciona há 13 anos, atualmente em 32 agrupamentos de escolas em Portugal, numa escola portuguesa em Moçambique e em cinco estabelecimentos privados.

Alexandre Homem Cristo avançou que há 10% dos alunos no ensino em Portugal que não têm o português como língua materna e considerou que os projetos bilingues são um instrumento para o sucesso escolar e aumenta a probabilidade de sucesso na integração de alunos estrangeiros.

O secretário de Estado aludiu também ao programa do Governo, que prevê “não no próximo ano letivo, mas no seguinte, já dar um passo no sentido” de o inglês passar a ser ensinado no primeiro ano do primeiro ciclo.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, no Fundão, município apontado como um exemplo na implementação do programa bilingue, apontou as dificuldades sentidas, salientou que “os resultados dos alunos são bons” e apontou aspetos que é necessário corrigir.

Jorge Andrade disse que a “instabilidade do corpo docente é sempre uma preocupação” e pediu ao governante que crie ferramentas que permitam acautelar a colocação de professores, para salvar “a habitual amargura anual da incerteza”.

“A angústia de não podermos dar resposta às solicitações de matrículas no primeiro ano, ou a possibilidade de fortalecer o programa no segundo e terceiro ciclos fica comprometida, porque não sabemos com que pessoas contamos no próximo ano cria uma aura de incerteza que não é compreensível após dez anos”, vincou Jorge Andrade.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto também alertou Homem Cristo que “o cumprimento estrito dos critérios de matrícula do despacho que regulamenta a inscrição dos alunos não permite nenhum tipo de escolha pelo programa” e pode deixar alunos fora desta opção devido à sua morada.

O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, enfatizou que o ensino bilingue foi “uma aposta importante para a firmação do concelho” e do projeto educativo e se tornou uma vantagem e uma “estratégia de desenvolvimento”.

“Termos ensino bilingue ajudou-me imenso a atrair investimento e talento para o meu território. O ensino bilingue faz parte do nosso caderno de atração de investimento, de diferentes perfis, porque isso ajuda muito no processo de acolhimento de pessoas e quadros de outras zonas do mundo”, salientou.

O presidente do município mencionou as pessoas de 74 nacionalidades que residem no concelho, um total de 15% de alunos e o posicionamento do Fundão como um local de acolhimento, que recebe refugiados e migrantes.

“O ensino bilingue ajuda no processo de inclusão dos migrantes que possam chegar”, sublinhou, acrescentando que este projeto educativo precisa de continuidade e é estrutural.

O município do Fundão oferece ensino bilingue desde 2011, no primeiro ciclo, e em 2015 o projeto foi alargado ao segundo ciclo e depois ao terceiro.

Atualmente frequentam o ensino bilingue no concelho do Fundão 203 alunos, em três escolas do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e estão envolvidos 16 professores.

Mais Recentes

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 6 minutos

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 16 horas

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 16 horas

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 16 horas

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 17 horas

Deficientes civis das Forças Armadas vão receber pensão de invalidez (e outras regalias)

há 17 horas

É pensionista? Prepare-se pois (muito provavelmente) vai receber mais já em 2025

há 17 horas

Se sofre de hipertensão esta noticia interessa-lhe: 5 alimentos que ajudam a controlá-la

há 18 horas

Símbolos de amor: descubra o significado das rosas vermelhas e do coração (entre outros)

há 18 horas

Rejuvenescimento facial: conheça as técnicas que pode escolher para ficar uns anos mais nova

há 18 horas

Ansiedade: estudo revela que o exercício físico pode ajudar a aliviar os sintomas

há 19 horas

Tem certificados de aforro? A partir de sexta-feira vão começar a se desmaterializar

há 20 horas

Óbito: Morreu o cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso

há 21 horas

Óbito: Morreu o locutor Fernando Rocha

há 21 horas

Idade da reforma vai subir: saiba quando e quanto

há 21 horas

Novo tratamento para a asma: o primeiro em 50 anos

há 22 horas

Óbito: Morreu o ator canadiano Julien Arnold. Perdeu a vida no palco quando interpretava uma peça clássica de Natal

há 22 horas

Comece bem o dia: diga estas 5 frases todas as manhãs e sinta-se mais confiante

há 22 horas

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 23 horas

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.