Partilhar

“Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”: campanha alerta para aumento das pessoas sem-abrigo

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança esta semana uma campanha de sensibilização que alerta para o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo.

19 Julho 2024
Forever Young

No último ano, a instituição registou um aumento de 80% no número de pessoas apoiadas – 69% eram homens.

 

Recorrendo a uma imagem de tendas numa rua e com a mensagem forte “Quando os festivais acabam, nem todos deixam o acampamento”, a campanha mostra o contraste entre quem pode escolher acampar e usufruir dos festivais de verão e quem o faz todo o ano devido ao agravamento da sua situação social e condições de vida.

 

Além de chamar a atenção para esta realidade crítica, esta campanha de sensibilização procura igualmente robustecer a capacidade de resposta da Cruz Vermelha Portuguesa que, em 10 estruturas locais, apoiou perto de 2 mil pessoas em 2023.

 

“O aumento no número de pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas pela Cruz Vermelha Portuguesa demonstra que esta é uma realidade que está a crescer nas ruas do nosso país, nomeadamente com os custos com habitação e outras despesas. Só com o incremento da capacidade de resposta conseguiremos acolher e ajudar a autonomizar e reintegrar mais pessoas”, refere António Saraiva, Presidente Nacional da CVP.

 

A CVP presta apoio alimentar (através das suas cantinas sociais e distribuição na rua), acolhe em respostas de emergência social e promove a autonomia em apartamentos partilhados e no projeto Housing First.

 

A par destas respostas, a CVP realiza um acompanhamento psicossocial de proximidade, que procura contribuir para o acesso das pessoas em situação de sem-abrigo a serviços e recursos locais, como a saúde, e oferece um conjunto de respostas técnicas integradas que pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências que promovem a autonomização pessoal e a integração social.

 

É possível saber mais sobre estes projetos da CVP e contribuir nesta página.

 

Com criatividade da COMON, a campanha estará presente nas cidades através de uma rede de mupis, publicidade digital e também anúncios de imprensa.

 

“O choque de realidades serve como pano de fundo para uma mensagem poderosa: da comunidade de pessoas em situação de sem-abrigo à comunidade festivaleira vai uma longa distância e é importante não passar ao lado desta situação cada vez mais alarmante”, refere Ricardo Lourenço, Diretor Criativo da COMON.

 

 

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 16 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 17 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 18 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 19 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 20 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 21 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 22 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.