Partilhar

Nem dinheiro nem amor: esta é a chave para ser feliz, de acordo com os especialistas da Universidade de Bristol

Especialista em felicidade  dá as orientações para alcançar um dos aspetos mais almejados pela humanidade.

30 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Bruce Hood, professor de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Bristol , após anos de estudo, ministra um curso chamado ‘A Ciência da Felicidade’, no qual oferece uma abordagem científica sobre como podemos alcançar esse estado desejado treinando o nosso cérebro.

Com base em quatro décadas de pesquisa e ensino, Hood propõe sete lições fundamentais para superar os obstáculos mentais que nos impedem de ser felizes . Diretrizes que não se baseiam apenas na neurociência, mas também na sabedoria ancestral.

Bruce Hood insiste que podemos treinar a mente para sermos mais felizes. Através de uma abordagem mais alocêntrica, mais otimista, com relações sociais saudáveis ​​e controle da atenção, podemos superar os obstáculos que nos impedem de alcançar a realização .

1. Mude o seu ego

Uma das maiores barreiras para a felicidade, segundo Hood, é o egocentrismo . Em crianças, aprendemos a ver o mundo a partir da nossa perspetiva, mas com o tempo, esta abordagem pode tornar-se prejudicial.

Hood explica que “a felicidade adulta exige que mudemos o nosso sentido de identidade para levar em conta a mente dos outros”. É o que ele chama de abordagem “alocêntrica” , onde deixamos de nos ver como o centro do universo e passamos a valorizar mais os outros.

2. Evite o isolamento

O ser humano é, por natureza, um ser social. Hood ressalta que “nós prosperamos em grupos e definhamos se estivermos isolados”. A solidão não só pode causar tristeza , mas também pode ter efeitos devastadores na nossa saúde física e mental.

Um dos problemas mais comuns na era digital é que, embora estejamos constantemente conectados nas redes sociais, muitas vezes nos sentimos mais sozinhos do que nunca.

3. Rejeite comparações negativas

A sociedade atual incentiva comparações constantes . Hood enfatiza que “quando fazemos um julgamento, fazemos isso por comparação, e as comparações que fazemos determinam o julgamento”.

No entanto, estas comparações são muitas vezes injustas e prejudiciais, pois muitas vezes nos comparamos a versões idealizadas de outras pessoas , especialmente nas redes sociais.

4. Seja mais otimista

O otimismo é uma ferramenta poderosa para melhorar a nossa felicidade. O especialista destaca que “os otimistas não são apenas mais felizes, mas também mais saudáveis ​​e têm maior esperança de vida”.

5. Controle a sua atenção

Num mundo cheio de distrações, aprender a direcionar a nossa atenção é a chave para a felicidade. Hood destaca a importância da atenção plena, ou ‘mindfulness’, que nos permite focar no presente e evitar divagações negativas .

“Observe quando a sua mente divaga e identifique quando ela tende a pensamentos negativos”, recomenda.

6. Conecte-se com outras pessoas

As relações humanas são fundamentais para o bem-estar. Hood observa que “experiências partilhadas intensificam o prazer”. Seja participando de atividades em grupo ou simplesmente convivendo com amigos, o contato social proporciona um sentimento de pertença e apoio emocional.

7. Saia da sua cabeça

Finalmente, Hood nos alerta sobre a ruminação, ou a tendência de ficarmos presos nos nossos pensamentos negativos. Para evitar isso, ele recomenda o envolvimento em atividades que nos tirem da cabeça, como contemplar a natureza, praticar desporto ou explorar novos hobbies.

 

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 18 minutos

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 22 minutos

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 24 minutos

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 52 minutos

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 1 hora

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 1 hora

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 1 hora

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 2 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 3 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 4 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 4 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 4 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 5 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 6 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 6 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 6 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 6 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 6 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 6 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.