O corpo, com o passar do tempo e os efeitos naturais do envelhecimento, muda. A idade será igual para todos, e isso inclui alterações nas funções fisiológicas como a função urinária : urinar com mais frequência, e até ocasionalmente à noite, deixa de ser algo ocasional e passa a ser uma constante
Como este tema costuma ser um tabu para muitas pessoas, não costuma haver muita divulgação muito sobre as alterações na função urinária associadas à idade.
Como explica o ginecologista Tirsit Shiferaw Asfaw, MD, existem alguns hábitos que ela não recomenda a nenhuma das suas doentes.
«Há várias alterações possíveis no assoalho pélvico de uma mulher à medida que ela envelhece , e isso afeta a saúde urinária e da bexiga. A gravidez e o parto, especialmente o parto vaginal, podem enfraquecer os músculos do pavimento pélvico e aumentar o risco de incontinência urinária e prolapso de órgãos pélvicos», refere.
«Além do parto, o envelhecimento pode afetar essas estruturas de forma semelhante, enfraquecendo-as com o tempo e causando distúrbios do assoalho pélvico. Tal como acontece com todos os músculos do nosso corpo, os músculos do assoalho pélvico podem enfraquecer com a idade e a diminuição do estrogênio, algo que ocorre durante a menopausa».
Embora possa sentir a sensação de precisar urinar com mais frequência à medida que envelhece, tentar conter a micção para evitar ir à casa de banho é um grande erro: deve ouvir o seu corpo e não reter mais a urina, além de um prazo razoável.