Misturar cloro e sabão para limpar mais
Embora o cloro possa ser um desinfetante eficaz, não deve ser misturado com detergente porque a combinação dos dois produtos pode produzir gases tóxicos. Portanto, é importante evitar essa mistura caseira e sempre seguir as instruções dos rótulos dos produtos.
Esquecer de higienizar a esponja de lavar louça
O segundo mau hábito é esquecer de higienizar a esponja de lavar louça. As esponja de lavar louça são usadas precisamente para limpar a louça, mas se não forem higienizadas regularmente, acabam por concentrar bactérias. É importante enxaguar a esponja após cada uso e deixá-la secar completamente entre as lavagens.
Não limpar resíduos acumulados no ralo
Observe se não há restos de alimentos acumulados na área do ralo, porque isso além de atrair insetos, provoca entupimentos. Não deixe de usar o ralo, limpando-o assim que finalizar cada limpeza dos objetos, sem deitar fora bebidas ou gordura no local.
Deixar a louça secar ao ar livre
Deixar a louça secar ao ar livre parece uma opção conveniente, porém, pode levar à acumulação de bactérias nos pratos. Seque a louça com uma toalha limpa, mas se não puder, deixe-a secar numa grade para evitar a proliferação de micro-organismos que aumentam o risco de contaminação alimentar.
Usar água fria para lavar panelas
A água fria pode não ser eficaz na remoção da gordura e dos resíduos de alimentos dos pratos. Recomenda-se o uso de água morna ou quente para lavar a louça adequadamente.