Partilhar

Osteoporose: «Para prevenir a sua ocorrência é essencial zelar pela saúde da massa óssea e nunca descurar hábitos de vida saudável», Augusto Faustino, reumatologista

Com o objetivo de consciencializar a população para a importância da prevenção de uma doença que atinge cerca de 500 mil portugueses, esta data foi fundada em 1996 pela International Osteoporosis Foundation.

20 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

A osteoporose é uma doença do esqueleto que se caracteriza pela diminuição da resistência óssea, o que torna os ossos mais vulneráveis a fraturas.

A sua origem está no desequilíbrio entre as células responsáveis pela produção da substância óssea e as que a destroem, o que prejudica o ciclo normal da renovação do osso.

Tida como uma doença silenciosa, os principais sinais da osteoporose são as fraturas, as quais podem resultar de um traumatismo mínimo ou mesmo da sua ausência.

Para perceber melhor esta patologia falámos com Augusto Faustino, Presidente do Instituto Português de Reumatologia e Reumatologista da Andar Clinic.

Veja a entrevista aqui:

Mais Recentes

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: «Precisamos de mais e melhores conversas e de mais empatia», Marta Amorim, especialista em Genética Médica

há 31 minutos

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 38 minutos

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 49 minutos

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 2 horas

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 3 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 4 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 4 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 5 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 5 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 6 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 6 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 6 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 6 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 6 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 6 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 6 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 8 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 8 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 8 horas

Óbito: Morreu Paquita la del Barrio, ícone da música mexicana

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.