Partilhar

OMS identifica 17 agentes patogénicos com “necessidade urgente” de vacinas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na terça-feira pela primeira vez uma lista de 17 agentes patogénicos para os quais “são urgentemente necessárias vacinas”.

6 Novembro 2024
Forever Young com Lusa

Este é “o primeiro esforço global para dar prioridade aos agentes patogénicos endémicos com base em critérios que incluem a carga regional de doença, o risco de resistência antimicrobiana e o impacto socioeconómico”, explicou a OMS, em comunicado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na terça-feira pela primeira vez uma lista de 17 agentes patogénicos para os quais “são urgentemente necessárias vacinas”.

“Estamos a fazê-lo porque gostaríamos que o desenvolvimento de vacinas deixasse de estar focado no rendimento comercial e passasse a estar focado nas necessidades de saúde regionais e globais”, destacou Mateusz Hasso-Agopsowicz, especialista em vacinas da OMS, durante uma conferência de imprensa.
Este é “o primeiro esforço global para dar prioridade aos agentes patogénicos endémicos com base em critérios que incluem a carga regional de doença, o risco de resistência antimicrobiana e o impacto socioeconómico”, explicou a OMS, em comunicado.

O desenvolvimento de vacinas contra estes 17 agentes patogénicos encontra-se em diferentes fases, estando algumas ainda em fase de investigação, como a da hepatite C, enquanto outras estão perto de serem aprovadas pelas autoridades, para serem objeto de recomendação política ou ser introduzido nos mercados, como no caso do vírus da dengue.

Estas vacinas “reduziriam significativamente as doenças que hoje afetam fortemente as comunidades”, mas “também os custos médicos enfrentados pelas famílias e pelos sistemas de saúde”, sublinhou, citada no comunicado, Kate O’Brien, diretora do departamento de vacinação da OMS.

Nas suas escolhas, a OMS confirma prioridades de longa data para a investigação e desenvolvimento (I&D) em vacinas, nomeadamente contra o VIH, a malária e a tuberculose – três doenças que, coletivamente, matam quase 2,5 milhões de mortes todos os anos em todo o mundo.

A OMS chama ainda a atenção para agentes patogénicos como o estreptococo do grupo A, que causa infeções graves e é responsável por centenas de milhares de mortes todos os anos, sobretudo em países de baixo rendimento.

“Outro exemplo entre as novas prioridades é a Klebsiella pneumoniae, uma bactéria associada a 790 mil mortes em 2019 e responsável por 40% das mortes neonatais devido a infeções sanguíneas (septicemia) em países de baixo rendimento”, referiu a OMS na mesma note.

Hasso-Agopsowicz explicou que os 17 agentes patogénicos afetam principalmente os países de baixo rendimento.

“O que geralmente aconteceu no passado é que a investigação e o desenvolvimento de vacinas foram influenciados pela relação custo-eficácia das novas vacinas. Isto significa que as doenças que afetam gravemente as áreas de baixos rendimentos, infelizmente, recebem muito menos atenção”, frisou.

Mais Recentes

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 6 minutos

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 23 minutos

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 30 minutos

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 41 minutos

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 55 minutos

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 1 hora

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar louça 

há 2 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 2 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 3 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 3 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 4 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 4 horas

3 sinais de alerta a que deve estar atento quando comprar chocolates de Páscoa

há 4 horas

Óbito: Morreu o DJ e apresentador Wink Martindale

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Aaron Boupendza

há 5 horas

Opinião: «O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente perder peso», Joana Menezes Nunes, médica

há 5 horas

OurTime: venha conhecer o Tinder para maiores de 50 anos

há 5 horas

Rejuvenescer a pele na menopausa: o que fazer e o que evitar

há 6 horas

Ozempic: conheça os principais efeitos colaterais

há 6 horas

Está preparado? Estes são os signos com o maior QI

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.