Atenção: uma destas coisas (comuns) pode estar a causar-lhe dores nas costas

Descubra de que formas inesperadas pode estar a prejudicar a sua saúde e bem-estar.

Tem a sensação de que toda a gente em seu redor está com dores nas costas? Bom, o mais provável é que esteja mesmo certo. Segundo Patrick Roth, autor do livro “The End of Back Pains”, se formos para a rua escolher um grupo qualquer de pessoas o mais provável é que “20% diga que está com dores nas costas; 40% diga que teve dores no último ano; e 80% afirme ter sentido dores pelo menos uma vez na sua vida”.

Para muitas pessoas a justificação para este tipo de desconforto está relacionada com uma estenose espinhal ou uma artrite cervical. Problemas associados ao desgaste das articulações ao longo dos anos, que acabam por alargara as articulações e causar dor.

No entanto, tal como refere o portal Considerable, existem inúmeras outras razões e problemas que podem causar dor na sua coluna. Algumas destas situações – como levantar pesos de forma incorreta – são mais conhecidas do que outras. Eis 5 outras coisas que podem agravar a sua sensação de dor e que porventura pode desconhecer.

  1. Fumar

Está comprovado que fumar tabaco pode reduzir a correta circulação do sangue pelo seu organismo, reduzindo o fluxo sanguíneo que é dirigido por exemplo para os discos da coluna. Esta situação contribui para um envelhecimento prematuro destas zonas afetadas, que pode aumentar a sensação de dor.

  1. Telemóvel

Falar ao telefone pode criar uma pressão irregular no seu pescoço. Sobretudo se se apoiar no seu ombro para “segurar” o telemóvel, o mais provável é que esteja a gerar uma sensação de dor que se pode inclusive estender ao resto da coluna vertebral.

Caso envie muitas mensagens escritas, esteja também atento à forma como posiciona o seu pescoço. Evite olhar constantemente para baixo e colocar demasiada pressão nesta região do seu corpo.

  1. Stress

Para além de ser provocada por fatores físicos, a dor nas costas é também um sintoma de alguns problemas emocionais. O stress é conhecido por causar uma forte tensão nos músculos, que podem contribuir para um alargamento dos discos da coluna e, assim, causar dor. Este é um problema a que deve prestar atenção. Caso sinta ser necessário, experimente diversos exercícios de relaxamento, como a meditação, técnicas de respiração ou o exercício físico.

  1. Alimentação

Ter um excesso de peso pode sem dúvida colocar uma pressão extra na sua coluna e articulações. Um recente estudo da Universidade de Stanford apontava para o facto de as pessoas obesas terem um risco quatro vezes maior de desenvolverem dor na zona lombar.

Para além de uma alimentação mais cuidada e consciente é fundamental que pratique exercício físico regularmente. Segundo o mesmo estudo, esta simples prática pode reduzir o seu risco de dor nas costas em cerca de 32%.

  1. Viajar de avião

Da próxima vez que que viajar de avião, talvez o melhor seja não levar malas muito pesadas dentro da cabine. A verdade é que o ar altamente pressurizado dos aviões irrita os discos da coluna e faz com que estes fiquem mais vulneráveis ao aparecimento de hérnias. Assim deve ser extremamente cuidadoso ao levantar pesos logo após o avião aterrar. Tente andar pelos corredores ao longo do voo e alongar os músculos o máximo possível.

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