O suplemento que toma todos os dias nos últimos anos é a taurina , um aminoácido essencial que desempenha um papel vital nos sistemas digestivo, cardiovascular, esquelético, muscular e nervoso do corpo.
«Desde então, notei uma melhoria no meu nível geral de energia, no desempenho dos exercícios e no tempo de recuperação» refere Neil Paulvin.
Os principais benefícios antienvelhecimento da taurina
Muitos podem nunca ter ouvido falar da taurina, mas tem havido um crescente corpo de pesquisas dedicadas a descobrir o seu potencial.
Pode melhorar a saúde do coração
O envelhecimento muitas vezes prejudica o coração, levando a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. A taurina tem qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias e permite ao corpo equilibrar os eletrólitos e melhorar os lipídios. Ajuda na regulação da tensão arterial e também apoia a função dos vasos sanguíneos , o que ajuda a manter o fluxo sanguíneo ideal e, em última análise, reduz o risco de hipertensão, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ataques cardíacos.
Pode dar energia às mitocôndrias
As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia no corpo. São como que a potência da célula. Mas à medida que envelhecemos, a disfunção mitocondrial pode contribuir para a fadiga e outras doenças relacionadas com a idade. Suplementos de taurina podem ajudar a proteger essas organelas contra danos .
Pode estimular a produção de células-tronco
As células-tronco são a chave para a reparação e regeneração dos tecidos. Mas à medida que o corpo envelhece, o seu número e atividade diminuem. Estudos demonstraram que a taurina pode ajudar a estimular a produção de células-tronco , principalmente células-tronco neurais, que podem estimular a função cerebral, além de regenerar diversos tecidos do corpo.
Pode aumentar a massa muscular
A taurina funciona como um volumizador celular, atraindo água para as células musculares e criando um ambiente mais favorável para o crescimento muscular. Isso pode permitir que os indivíduos treinem mais e, com o tempo, construam mais músculos. Combinado com uma dieta adequada e um regime de exercícios, pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento.
Pode ajudar a reparar o ADN
Uma das marcas do envelhecimento são os danos acumulados no ADN, que podem levar a mutações e a um risco aumentado de cancro e outras doenças. A taurina tem capacidades protetoras do ADN devido à sua capacidade de eliminar radicais livres nocivos, ao mesmo tempo que apoia mecanismos de reparo que podem reduzir a ocorrência de mutações genéticas e contribuir para a saúde celular geral.
Pode reduzir a tensão arterial
A taurina demonstrou potencial para reduzir a pressão arterial através de vários mecanismos. Promove a vasodilatação – o relaxamento e o alargamento dos vasos sanguíneos – o que leva à melhoria do fluxo sanguíneo e à redução da pressão nas paredes arteriais. Também foi demonstrado que a taurina inibe a libertação de hormonas do stress, como o cortisol, que pode aumentar a tensão arterial.