Partilhar

Universidades portuguesas premiadas por fármaco promissor contra o cancro colorretal e do pâncreas

Universidades do Minho e de Lisboa premiadas por fármaco promissor contra o cancro colorretal e do pâncreas Ana Preto e Andreia Valente receberam o “Basinnov Innovation Award 2024” e vão avançar para ensaios pré-clínicos

19 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Um composto criado em Portugal é o primeiro descrito a bloquear as três principais mutações do gene mais frequente no cancro colorretal e pancreático. Este resultado foi mostrado em células do laboratório e em ratinhos e, se os ensaios pré-clínicos e clínicos correrem bem nos próximos anos, o fármaco poderá ser decisivo nesses e noutros cancros com aquelas mutações, como do pulmão, ovário e útero.

projeto chama-se “TaMuK:Targeting Mutated KRAS”, está patenteado e deu os primeiros passos há cerca de dez anos, pelo grupo da investigadora Ana Preto, no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho, e pelo grupo da investigadora Andreia Valente, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a par de Helena Garcia e Paulo Costa (FCUL) e de Cristina Fillat, do Instituto de Investigações Biomédicas August Pi i Sunyer (Barcelona).

Esta equipa acaba de vencer a primeira edição do “Basinnov Innovation Award 2024”, tendo direito a 20 mil euros para aplicar em ensaios pré-clínicos e a serviços de mentoria da rede europeia de inovação em saúde EIT Health InnoStars. O prémio foi atribuído num evento satélite da Web Summit, em Lisboa, pela biotecnológica Basinnov Life Sciences, pelo Gulbenkian Institute for Molecular Medicine e pela EIT Health InnoStars. A iniciativa visa distinguir uma inovação na oncologia e imunoterapia com grande relevo científico, terapêutico e de potencial aplicação na farmacêutica.

O novo composto designa-se PMC79, é baseado no metal ruténio e atua como uma espécie de “bala mágica” em mutações do gene KRAS, ligado ao desenvolvimento de vários cancros, como o colorretal e do pâncreas. “O nosso composto é o primeiro capaz de inibir especificamente três das mutações mais frequentes do KRAS (G12D, G12V e G13D), sendo o único a inibir a G12V, sem afetar a proteína normal, tanto in vitro em células de cancro no laboratório como in vivo em modelos de ratinhos com cancro”, explicam Ana Preto e Andreia Valente.

“Este prémio é um exemplo de que a investigação básica é indispensável e impactante para o desenvolvimento de novos fármacos e sua possível aplicação clínica”, acrescentam as investigadoras. Nas últimas décadas foram feitos vários estudos para se atuar no gene KRAS, então considerado “invencível” ou “não tratável”. Recentemente, surgiram no mercado alguns inibidores, mas de eficácia limitada nos cancros colorretal e do pâncreas, no qual o PMC79 parece promissor.

 

Mais Recentes

Combinando yoga, meditação e gastronomia saudável este retiro espera por si

há 2 horas

Entrevista: «Cada vez mais os homens procuram tratamentos médico/estéticos, sinal claro que o preconceito tem vindo a diminuir», Olivas Menayo, cofundador da MS Medical Institutes

há 3 horas

Opinião: «Mitos sobre a saúde da pele que é preciso esclarecer », Marta Ribeiro Teixeira, dermatologista

há 3 horas

Companhia aérea volta a aproximar Portugal do Reino Unido

há 3 horas

Óbito: Morreu Bela Karolyi, treinador que revelou Nadia Comaneci

há 3 horas

Óbito: Morreu Colin Petersen, baterista original dos Bee Gees

há 3 horas

Companhia aérea baixa drasticamente os preços: desde 45 euros para Portugal e resto da Europa

há 3 horas

Óbito: Morreu o pai do jogador de futebol Nani

há 4 horas

Chegou o primeiro telemóvel para seniores com configuração remota e nova app exclusiva para ajudar esta camada da população

há 4 horas

Hambúrgueres e nuggets de proteína vegetal existem e nós descobrimos onde: curiosos para saber?

há 4 horas

Sabe qual a temperatura ideal para uma boa noite de sono no inverno? Nós revelamos

há 4 horas

Este é o único McDonald’s azul do mundo: saiba onde está localizado e o motivo desta cor (em vez do habitual vermelho)

há 4 horas

Black Friday e Cyber Monday: poupe centenas de euros com estas dicas

há 4 horas

Universidades portuguesas premiadas por fármaco promissor contra o cancro colorretal e do pâncreas

há 4 horas

Quando for ao Estádio José Avalade, casa do Sporting Club de Portugal, não se espante: há uma boa (e luminosa) surpresa à sua espera

há 5 horas

Queijo pouco conhecido da Mercadona surge entre os melhores do mundo (e a um preço “ridículo”)

há 5 horas

Empresa abre vaga para profissionais seniores cujo salário será pago com base na experiência (pode chegar aos 39 mil euros)

há 5 horas

Vai fazer obras em casa? Atenção, há uma coisa que tem mesmo de fazer (é uma exigência legal)

há 6 horas

Este arroz, muito consumido em Portugal, é o mais contaminado por agrotóxicos, de acordo com esta pesquisa

há 6 horas

Quer trocar um artigo que comprou mas não guardou o talão? Calma, saiba aqui como resolver a situação

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.