Afinal, o que nos faz sentir felizes? Todos procuramos encontrar um equilíbrio e uma satisfação que nos permita viver uma vida gratificante. Para muitos este não é um objetivo fácil de atingir. No entanto alguns estudos têm revelado que, estranhamente, o processo de envelhecimento pode até ajudar a encontrar uma maior felicidade.
Em particular um estudo de 2016 realizado pelo Center of Healthy Aging da Universidade de San Diego, descobriu que à medida que envelhecem, as pessoas tendem a reportar níveis superiores de satisfação, felicidade e bem-estar. Assim como se verifica uma redução nos níveis de ansiedade, depressão e stress.
Os investigadores acreditam que isto pode estar relacionado com o facto de as pessoas mais velhas tenderem a registar menos novas emoções negativas e a “olhar” para o passado de uma forma mais positiva e com maior satisfação ou gratidão.
Independentemente da nossa idade, a verdade é que todos podemos ser um pouco mais felizes. Ao estimular certos comportamentos e pensamentos, podemos contribuir positivamente para o nosso estado geral de satisfação.
De acordo com os especialistas da AARP, estas são algumas das dicas que deve seguir.
- Seja mais produtivo de manhã
A forma como iniciamos a nossa rotina matinal pode condicionar seriamente a nossa energia durante o resto do dia. É fundamental começar com uma boa energia e com pensamentos positivos. Pense nas coisas que dão valor à sua vida, sinta-se grato. Para além disto, é fundamental que organize e planeie o seu dia corretamente. Procure fazer uma lista com todas as suas tarefas. Cumpra primeiro as mais difíceis e, se possível, tente começar o seu dia cedo para completar o máximo de tarefas durante a manhã, garantindo que tem depois uma tarde e fim de dia mais relaxadas.
Se conseguir tente ainda apanhar um pouco de sol matinal. São muitos os benefícios da luz solar para a sua saúde e disposição. Desde o aumento da serotonina, da melatonina, até ao fortalecer do sistema imunitário, muitas são as razões que o vão fazer sentir melhor.
- Micro-exercícios
Sabemos já que o exercício é uma excelente forma de melhorar a nossa disposição e estado de espírito. No entanto pode ser complicado ou desafiante ter tempo todas as manhãs para fazer um treino ou ir ao ginásio. Felizmente se escolher fazer “mini-sessões” estará já a contribuir positivamente para o seu dia. Qualquer exercício, por mais básico ou curto que seja, é melhor do que nenhum exercício. Experimente ir dar um passeio de 5 min, elevar as pernas quando está sentado, levantar pesos, etc. Estes simples e rápidos exercícios podem ser feitos ao longo do dia e vão fazer com que se sinta melhor.
- Arrume uma gaveta
No seu livro The Happiness Project, a escritora Gretchen Rubin refere a forma com um simples e pequeno ato de arrumação pode fazer-nos sentir melhor. Não é preciso decidir redecorar e reorganizar toda uma divisão, basta que escolha uma gaveta cheia de trabalha. A simples tarefas de reagrupar certos artigos e deitar fora o excesso, vai trazer uma sensação de leveza e paz à sua vida.
- Fortalecer as conexões sociais
É certo que a nossa socialização é fundamental para o nosso bem-estar. Uma falta de elos próximos, de amigos e familiares, é algo que pode ter consequência graves não só para a sua felicidade, como também para a sua saúde e longevidade. Procure fortalecer as suas conexões e combine encontros frequentes e regulares com outras pessoas. Faça o esforço de voltar a estabelecer o contacto com pessoas do seu passado. Recupere amizades perdidas no tempo.
Adicionalmente pode ser bastante útil juntar-se a um grupo ou comunidade. Seja um grupo de voluntariado, um grupo de jogo ou de leitura, o importante é que se junte a outras pessoas com um propósito. Estes encontros regulares vão preencher a sua vida com energias positivas.
- Medite
Se sente alguma maior ansiedade ou se certos pensamentos negativos parecem não abandonar a sua mente, então está na hora de experimentar a meditação. Está prática irá conseguir “limpar” a sua mente e aliviar o sue estado de espírito. Apenas alguns minutos destes exercícios de relaxamento podem trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, tanto a nível físico como psicológico. Por vezes esta prática pode ser tão simples como fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração durante apenas 5 minutos. Estão disponíveis inúmeras aulas, apps e livros capazes de guiar este processo.