<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se está a pensar viajar para o Reino Unido saiba que vai precisar de mais um documento. Nós explicamos como o pode obter

5 Março 2025
Forever Young com Lusa

A partir de hoje, cidadãos europeus, incluindo portugueses, que queiram visitar o Reino Unido podem pedir uma Autorização de Viagem Eletrónica e pagar 12 euros, a qual será obrigatória a partir de 02 de abril. 

 

O processo é inteiramente digital e demora cerca de 10 minutos a completar, mas implica um custo de 10 libras (12 euros), valor que deverá subir para 16 libras (19 euros) nas próximas semanas.

O parlamento britânico aprovou esta semana legislação para aumentar o valor da Autorização de Viagem Eletrónica (Electronic Travel Authorisation, ETA), aguardando apenas a promulgação para o fazer.

O sistema é idêntico ao que outros países como os Estados Unidos (ESTA) e a Austrália (Australian ETA) já têm em prática e que a União Europeia pretende implementar este ano para turistas e visitantes com estadias curtas (ETIAS).

O Governo britânico entende que a ETA vai tornar o sistema de imigração digital mais simples, rápido e seguro, permitindo a identificação das pessoas antes de elas entrarem no país.

“A expansão da ETA a nível mundial reforça o nosso compromisso de melhorar a segurança através da tecnologia e da inovação”, afirmou a secretária de Estado para a Migração e a Cidadania, Seema Malhotra.

Assim, antes da entrada no Reino Unido, os viajantes devem submeter um pedido pela Internet ou através da aplicação de telemóvel, providenciando dados pessoais e biométricos e respondendo a várias perguntas, incluindo sobre eventual cadastro criminal.

As autoridades britânicas garantem uma decisão no prazo de três dias, embora a maioria seja mais rápida, podendo demorar apenas alguns segundos ou minutos.

A ETA, que fica associada ao passaporte, é válida por dois anos, mas tem de ser renovada se o passaporte, entretanto, expirar.

A autorização permite um número ilimitado de estadias ao longo de dois anos no Reino Unido durante um período máximo consecutivo de seis meses e é diferente de um visto, necessário para poder estudar, trabalhar e até casar no país.

A ETA é requerida mesmo que viajantes estejam apenas de passagem pelo país, por exemplo, em escala de viagem para outro destino.

No entanto, após queixas das companhias aéreas e aeroportos, foi criada uma isenção temporária para passageiros que o fazem sem sair do aeroporto e, por conseguinte, não passam pelo controlo fronteiriço, como em Heathrow ou Manchester.

A ETA não se aplica aos detentores de autorização de residência, como aqueles inscritos no Sistema de Registo de cidadãos da União Europeia [EU Settlement Scheme, EUSS] aberto depois do Brexit, trabalhadores com visto ou estudantes, nem a irlandeses, que partilham uma zona comum de viagens com o Reino Unido.

O alargamento do regime, destinado a países que não necessitavam de visto para entrar no Reino Unido, acontece meses depois de ter entrado em vigor para cidadãos de 48 países e territórios, incluindo Brasil, Macau, Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

O Reino Unido começou a emitir ETA em 2023 para os cidadãos do Qatar, Bahrein, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Ministério do Interior, desde a introdução do regime em outubro de 2023 até dezembro de 2024 já foram emitidas cerca de 1,1 milhões de ETA.

O regime vai ter um período de adaptação nos próximos meses, podendo as autoridades permitir a entrada no país mesmo sem autorização, mas aqueles que tentem contornar o sistema de imigração podem ser processados criminalmente.

Países lusófonos como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste, não são elegíveis para uma ETA e os seus cidadãos terão de solicitar previamente um visto para entrar no Reino Unido.

BM // VM

Lusa/Fim

Mais Recentes

«Fortaleça a sua memória bebendo vinho», revela esta pesquisa

há 13 minutos

Consiga toalhas de banho sempre macias: siga estas dicas

há 2 horas

Cancro: exame de sangue consegue detetar 50 tipos diferentes da doença

há 3 horas

Os (muitos) benefícios de ser uma boa pessoa

há 21 horas

Organize a roupa de uma forma mais funcional e consiga um dia a dia mais prático

há 22 horas

Primark abre nova loja e nós descobrimos onde

há 23 horas

Hilton Vilamoura junta-se à elite da coquetelaria tropical internacional

há 1 dia

Aproveite o fim de semana e vá ao teatro “antes que tudo dê para o torto”

há 1 dia

Alterações na operação do Metro de Lisboa devido a evento desportivo

há 1 dia

Cancro: «esta proteína pode ser uma cura», revelam cientistas

há 2 dias

O rio mais sujo da Europa está bem perto de nós: «Contém paracetamol e cafeína»

há 2 dias

Os 8 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento

há 2 dias

Se tem aftas com frequência experimente este vegetal que as faz desaparecer “por magia”

há 2 dias

Tem 114 anos e é o “maratonista mais velho do mundo”: estes 2 alimentos não podem faltar na sua dieta

há 2 dias

Tem 60 anos mas aparenta ter 20: conheça os conselhos e diretrizes vitais para parecer sempre jovem

há 2 dias

Cientistas descobrem relação entre dentaduras e a saúde mental de adultos com mais de 65 anos

há 2 dias

Este é o signo do novo Papa: nascido Robert Prevost e eleito Leão XIV

há 2 dias

Se tem mais de 60 anos saiba que o treino de resistência ajuda a combater a insónia, diz estudo

há 2 dias

Papa Leão XIV: o gesto comovente com o qual demonstrou grande afeto por Francisco

há 2 dias

Cabelo: 8 tons que são tendência em 2025

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.