Partilhar

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

Artigo de opinião de Deolinda Chaves Beça, médica de família

10 Abril 2025
Deolinda Chaves Beça, Médica de Família

Tempestades lá fora, poderão fazer tempestades por dentro? Quando o Clima Muda, o Corpo Responde

Abril chegou com a 15.ª tempestade do ano — Olivier. Um número impressionante, que já não nos surpreende: as alterações climáticas deixaram de ser um cenário distante e passaram a marcar presença no nosso quotidiano. Mas será que estas mudanças bruscas de temperatura, humidade e pressão atmosférica têm impacto no nosso organismo? De acordo com a evidência científica, poderão ter estas mudanças ter implicações tanto na saúde física como na saúde mental? Quando passamos de um dia quente e seco para outro frio e húmido, estamos a exigir uma recalibração rápida e constante ao nosso organismo, com consequências físicas e mentais.

Saúde Mental: Quando o céu escurece, o humor acompanha?

As variações meteorológicas influenciam o nosso bem-estar emocional. Os estudos demonstram que a redução da exposição à luz solar interfere com a produção de serotonina e melatonina, dois reguladores naturais do humor e do sono. Como resultado, é comum surgirem sintomas de ansiedade, fadiga, perturbações do sono e até aumentar a probabilidade de depressão. A boa notícia? Há formas de prevenir e diminuir esse impacto — através do exercício físico, de uma alimentação equilibrada, da manutenção de rotinas saudáveis e da procura de ajuda médica sempre que necessário.

Vírus e Sazonalidade: O clima muda, os vírus aproveitam.

A ciência há muito identificou uma relação direta entre o clima e a propagação de infeções respiratórias. As condições frias e secas aumentam a estabilidade dos vírus no ar e favorecem a sua disseminação, como sucede com a gripe sazonal ou outras viroses respiratórias. Os ambientes com baixa humidade comprometem também a eficácia das defesas naturais do nosso sistema imunitário. Os fenómenos extremos — como os que temos vivido com frequência crescente — não só afetam a nossa resposta imune, como criam condições ideais para surtos e picos epidémicos.

Olivier, Poeiras do Saara e Alergias: Um Desafio Respiratório

A Tempestade Olivier traz consigo uma significativa intrusão de poeiras provenientes do deserto do Saara. Esta condição pode agravar sintomas em pessoas com condições respiratórias pré-existentes, como asma, rinite alérgica ou outras doenças pulmonares.

Como proteger o corpo das intempéries?

Hidrate-se e opte por uma alimentação rica em nutrientes;

Vista-se em camadas, adaptando o vestuário às variações climáticas;

Esteja atento ao seu estado emocional e qualidade de sono;

Siga o plano de vacinação, essencial para reduzir o risco de infeções;

Proteja-se em dias de poeiras no ar, esteja atento aos alertas meteorológicos e evite atividades ao ar livre nestes dias. Mantenha os espaços interiores fechados e ventilados com segurança.

Consulte o seu Médico de Família sempre que surgirem sintomas persistentes ou que o preocupem.

O melhor antídoto é a prevenção. Cuidar da saúde é também saber escutar o nosso organismo — e respeitar a sua singularidade — sempre que o clima muda.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 4 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 5 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 6 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 7 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 8 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 9 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 10 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.