Aprender a dizer não é uma das escolhas mais libertadoras no processo de amadurecimento, mas também pode ser uma tarefa árdua para muitas pessoas, podendo levar a grandes frustrações. James Clear, especialista em hábitos e autor do best-seller Atomic Habits , destaca a importância de aprender a dizer não tanto em situações profissionais quanto pessoais, pois está inequivocamente convencido de que “ dizemos sim a muitas coisas que realmente não queremos fazer ”.
O medo da desaprovação ou de sermos rudes muitas vezes leva-nos a tomar decisões precipitadas e responder afirmativamente, quase sem pensar, a pedidos que realmente não nos interessam, gerando a habitual frustração e desconforto consigo mesmo alguns dias depois .
« Ficamos frustrados com a quantidade de obrigações que temos, quando fomos nós que dissemos sim à primeira», acrescenta o autor. Isso não significa dizer não sistematicamente, como explica Clear, mas sim evitar a todo custo dizer sim quando queremos dizer não . «Quando se diz não, estamos a dizer não a apenas uma opção. Quando se diz sim, estamos a dizer não a todas as outras opções», enfatizou, ressaltando que «pessoas verdadeiramente livres são capazes de resistir à pressão dos colegas enquanto permanecem fiéis às suas crenças».
Para Clear, a capacidade de priorizar tempo e energia é uma qualidade de pessoas inteligentes e felizes.
Para aprender com eles, o especialista em hábitos oferece uma receita infalível que pode ajudar a superar essas situações futuras e sair vitoriosos . «A maioria de nós provavelmente é rápida demais para dizer sim e lenta demais para dizer não», pelo que a sugestão é que se reserve alguns minutos para pensar na resposta.