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Dicas que deve seguir (à risca) se quer evitar burlas ao comprar nas redes sociais

6 Maio 2025
Forever Young

Um terço dos utilizadores diz já ter feito compras nas redes sociais. Facebook e Instagram lideram.

As redes sociais têm vindo transformar as formas de consumo, com o Instagram Lives e o TikTok Shop Finds a simplificarem o processo de compra. As mesmas plataformas também abriram novas oportunidades para as pequenas empresas e marcas emergentes estarem ligadas diretamente com os consumidores. Mas por mais conveniente e entusiasmante que seja esta nova forma de fazer compras, ela traz consigo novos riscos. A Klarna, rede de pagamentos e comércio com tecnologia de IA, partilha alguns conselhos para ajudar os consumidores a manterem-se seguros quando compram diretamente através das redes sociais.

“Comprar através das redes sociais é cada vez mais popular e é uma forma fantástica de encontrar inspiração e comprar peças únicas”afirma Karoline Bliemegger, especialista financeira e gestora de produtos da Klarna. “Mas é crucial que os consumidores se mantenham alerta e informados para evitar serem vítimas de burlas ou de compras dececionantes.”

 

De acordo com a edição de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, um terço dos utilizadores de redes sociais diz já ter feito compras nessas plataformas, um valor que quase duplicou nos últimos dez anos. O Facebook e o Instagram estão muito próximos, enquanto redes sociais onde os utilizadores realizaram a última compra. Já no “European Consumer Payment Report”, 40% dos portugueses que participaram no estudo revelam que fizeram compras por impulso após terem visto anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais” e 43% dos portugueses admitem fazer atualmente mais compras online por impulso do que há dois anos, sendo esta tendência “ainda mais pronunciada entre adolescentes e jovens adultos, especialmente os da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010).

Karoline Bliemegger partilha cinco dicas para garantir uma experiência de compra segura nas redes sociais:

  1. Cuidado com as armadilhas doDropshipping

Alguns vendedores de redes sociais utilizam modelos de dropshipping, o que significa que não mantêm stock e enviam artigos diretamente de terceiros. Isto pode resultar em prazos de entrega longos, taxas alfandegárias inesperadas e produtos diferentes do que foi anunciado. Para identificar um possível dropshipper, os consumidores devem estar atentos a prazos de entrega vagos, descrições genéricas de produtos, fotografias de stock e devem ainda procurar pelos produtos a preços baixos noutras plataformas. Devem verificar ainda as avaliações dos clientes com atenção e ter cuidado se o vendedor não puder fornecer informações claras sobre a origem do produto ou não tiver presença de marca para além das redes sociais.

  1. Pesquisar antes de comprar

Antes de clicar em “adicionar ao carrinho”, os consumidores devem dedicar um minuto para verificarem a marca ou o vendedor. Pesquisar avaliações em plataformas como o TrustPilot, aceder ao site e verificar as credenciais, devem também ser hábitos regulares. Erros ortográficos e má gramática nas listagens, contagens de seguidores suspeitamente baixas ou comentários desativados em publicações nas redes sociais podem ser sinais de que algo não está bem.

  1. Escolher métodos de pagamento seguros

Os consumidores devem evitar as transferências bancárias diretas. Em vez disso, devem priorizar serviços fiáveis ​​que ofereçam proteção ao comprador. Se o comerciante permitir o pagamento em três pagamentos sem juros da Klarna no website, apenas será cobrado um terço do valor total no momento da compra. Desta forma, é possível receber os artigos e conferi-los antes de ser cobrado o valor total.

  1. Verificar novamente as políticas de devolução

Os vendedores legítimos são transparentes sobre devoluções e reembolsos. Se não for possível encontrar a política de devolução facilmente ou se esta parecer complicada e vaga, os consumidores deverão avançar com cautela.

  1. Desconfiar de descontos irrealistas

Se uma oferta parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente é. Grandes descontos em produtos populares ou artigos de luxo de vendedores desconhecidos são muitas vezes sinais de alerta. Os preços devem ser comparados em várias plataformas antes de comprar.

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