<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Origine Porto Gaia: novo cinco estrelas à beira do Douro une luxo, história e gastronomia

12 Agosto 2025
Rogério Junior

Com 70 quartos, restaurante, Champagne Bar e um investimento de 26,25 milhões de euros, o hotel do grupo Mercan Properties abre portas no coração de Vila Nova de Gaia sob a marca Tribute Portfolio by Marriott.

O Origine Porto Gaia é a mais recente unidade hoteleira de cinco estrelas a instalar-se na margem sul do Douro. Integrado na coleção Tribute Portfolio Hotel by Marriott e gerido pela AHM – Ace Hospitality Management, o projeto representa um investimento de 26,25 milhões de euros do Grupo Mercan Properties e promete ser um ponto de encontro entre a tradição e o cosmopolitismo, a cultura local e o charme francês.

Inspirado numa narrativa romântica que remonta às Invasões Napoleónicas, o conceito do hotel parte do encontro fictício entre Maria, uma varina portuguesa profundamente ligada às tradições do Porto e de Gaia, e Louis, um soldado francês que traz consigo a sofisticação e a curiosidade de quem chega de fora. Este cruzamento de culturas reflete-se em todo o espaço — dos elementos decorativos que combinam peças de época com linhas contemporâneas, ao serviço personalizado prestado por uma equipa local.

“Mais do que um hotel, queremos ser um porto de partida e de chegada, onde o tempo abranda e cada detalhe carrega fragmentos de história”, afirma Tiago Duarte, diretor-geral do Origine Porto Gaia.

Origine Porto Gaia: novo cinco estrelas à beira do Douro une luxo, história e gastronomia

Arquitetura e interiores com assinatura

O projeto arquitetónico é do estúdio NN e a decoração ficou a cargo da Nano Design. Os 70 quartos, distribuídos por 14 tipologias e cinco pisos, oferecem vistas privilegiadas sobre o Douro e o Porto. O ambiente mistura conforto, sofisticação e apontamentos vintage, com destaque para tecidos coloridos, texturas ricas e peças em madeira.

Entre os elementos artísticos, sobressai um mural da brasileira Jaqueline Arashida, criado a partir da paleta de cores do hotel e incorporando referências culturais e rituais num diálogo entre Brasil e Portugal.

Gastronomia e experiências exclusivas

O restaurante Cais-me Bem combina cozinha portuguesa com técnicas francesas e propõe-se a ser tanto um espaço para o dia a dia como para ocasiões especiais.

Já o Cota 219 – Champagne Bar traz uma proposta diferenciadora numa região marcada pelo vinho do Porto. Com apenas 26 lugares e ambiente intimista, oferece espumantes nacionais e champanhes franceses, incluindo referências de pequenos produtores, sangrias de base espumante, cocktails clássicos e de autor. No menu, há ostras, carpaccio de polvo, brioche de atum com maionese cítrica e caviar de arroz, bola de berlim de presunto, e sobremesas como pannacotta de flor de sabugueiro ou sopa de frutas com sorbet de maracujá. O espaço funciona diariamente das 16h00 às 00h00.

Investimento e impacto local

O projeto cria 554 postos de trabalho (54 diretos e 500 indiretos) e é a primeira unidade da Mercan Properties em Vila Nova de Gaia.“Este é o nosso 14.º hotel em Portugal e o 7.º no Grande Porto. Reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento turístico da região e com padrões internacionais de excelência”, sublinha Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties.

Para a AHM, responsável pela gestão, este é já o terceiro cinco estrelas no portefólio. “Consolida o nosso papel enquanto operadora white label e reforça a nossa aposta na restauração, fortalecendo a oferta hoteleira e beneficiando a comunidade local”, refere Mariano Faz, CEO da AHM.