A investigação acompanhou 64 homens e mulheres que bebiam apenas chá adoçado. Os participantes neste estudo tinham uma média de idades de 23 anos e ao longo de um mês foram colocados aleatoriamente em três grupos. A um grupo foi solicitado cortar abruptamente com o açúcar, enquanto outro teve uma redução gradual do consumo de açúcar em 25 por cento por semana. Por fim, o terceiro grupo manteve um consumo controlado de açúcar. No final do teste de um mês, todos avaliaram os resultados: a redução de açúcar não teve impacto no sabor do chá e o consumo de açúcar entre os grupos diminuiu em média 12,7 colheres de chá por semana.
Quatro semanas após o final do teste experimental, oito dos participantes (42%) do grupo que teve um corte gradual deixaram de consumir açúcar nesta bebida; outros oito (36%) do grupo da abolição repentina tiveram a mesma mudança de comportamento. Já do grupo de consumo controlado, apenas uma pessoa deixou de consumir açúcar no chá.
A equipa de investigação concluiu que os resultados precisam de ser confirmados por um estudo controlado de maior dimensão para avaliar os resultados a longo prazo e investigar se cortar com o açúcar é mais eficaz de forma abrupta ou gradual.