A peça foi cunhada a 22 de novembro de 1964, em homenagem ao presidente dos Estados Unidos (EUA) John Fitzgerald Kennedy, assassinado em 1963.
Tem um valor de 50 cêntimos, mas os leilões numismáticos estão a pagar 15.000 dólares, pouco mais de 14.300 euros. A razão é a sua extraordinária raridade, pois embora tenha circulado entre 1965 e 1970, poucos exemplares são conhecidos em perfeito estado. Ou seja, com a borda sem danos e o perfil do presidente, bem como a lenda e a águia perfeitamente distinguíveis.
É composto, na sua circulação original, por uma elevada percentagem de prata (90%), embora anos depois o preço do metal tenha caído e a composição tenha caído para 40%. Qual é a moeda mais procurada? Segundo a National Geographic, pagaram milhares de dólares pela primeira versão. As que saíram depois estão ligeiramente desvalorizadas, entre 5 e 5,25 dólares. Kennedy não é o primeiro presidente a ter moedas muito valiosas, já aconteceu com Abraham Lincoln que tem uma moeda de meio dólar pela qual pagam milhares de euros.
A moeda Kennedy tem enorme valor histórico, pois foi cunhada no mesmo dia em que se comemorou o primeiro aniversário da morte do presidente. Mas também tem um design tão especial que faz com que colecionadores e numismatas a queiram ter um entre seus bens mais preciosos.