Considerado ouro líquido, o azeite virgem extra é insubstituível em termos de sabor, qualidade e valor nutricional. Mas isso não significa que não existam mais opções boas e saudáveis no mercado .
Na verdade, O aumento do preço do azeite nos últimos anos obrigou muitos a substitui-lo por opções mais baratas. Hoje o azeite é um artigo quase de luxo que chega aos 10 euros o litro, razão pela qual em muitas casas a sua utilização na cozinha tem sido restringida para introdução de novas opções .
Uma das alternativas mais populares tem sido o óleo de abacate . Este óleo vegetal é uma segunda opção mais saudável. Saudável, mais barato e com sabor muito próximo do azeite . O abacate é fonte de ácidos gordos monoinsaturados , que compõem o grupo das gorduras saudáveis.
Vários estudos demonstraram que pode reduzir o colesterol total e o LDL ( colesterol ruim ) , quando substitui parcialmente os ácidos gordos saturados. Vários estudos mostraram que o abacate pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). A sua ingestão é recomendada para pessoas com colesterol elevado, pois está comprovada a sua capacidade de prevenir doenças cardiovasculares . Mas a sua ingestão deve ser controlada porque representa uma ingestão calórica significativa.
Também está associado à melhoria da saúde cardiovascular graças a quantidades substanciais de compostos bioativos, como os fitoesteróis. Componente de origem vegetal ao qual é atribuída a ação de reduzir o colesterol total e o colesterol LDL (ruim). Mais recentemente, um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que os antioxidantes característicos do abacate reduzem a oxidação de partículas pequenas e densas de colesterol LDL. Isso significa que ele atua evitando a formação de ateromas nas artérias, que podem causar trombo e, portanto, enfarte.
Penny M. Kris-Etherton, autora da pesquisa, afirmou que as pessoas que incluíram abacate diariamente «tinham menos partículas pequenas e densas de colesterol LDL» . Quanto à sua composição vitamínica, o abacate é fonte de vitamina E , um poderoso antioxidante que atua sobre compostos potencialmente cancerígenos. Além disso, também seria benéfico fortalecer o sistema imunológico, contribuindo para o tratamento de doenças como cancro, HIV e infeções. Além de servir como condimento alimentar, o uso do óleo de abacate também é muito comum na cosmética. A sua polpa é extraída para transformá-la num poderoso hidratante muito indicado para peles sensíveis. Ajuda a acalmar e reduzir a pele irritada e a curar feridas.