Na primavera, as paisagens do sul de Portugal ganham muitas e diferentes tonalidades, desde a «vegetação amarelada, com papoulas de um vermelho selvagem, margaridas brancas e o lilás dos lírios», onde se inclui o Alentejo «uma região tão caraterística», nas palavras do The Guardian.
A publicação britânica faz uma seleção de seis destinos rurais europeus a visitar na primavera, que se aproxima no calendário. Além das cores deslumbrantes no horizonte alentejano, o jornal destaca outras características como o clima ameno e o sossego, possibilitado pela ausência de grandes massas populacionais, geralmente mais atreitas à capital portuguesa e ao Algarve.
Os destaques não se ficam por aqui e o The Guardian refere ainda os «inúmeros trilhos» que se pode percorrer ao «longo do Alqueva e do rio Guadiana», sem esquecer os caminhos «rústicos que percorrem cidades históricas, ou monumentos da época do neolítico à era medieval», acrescenta, dando o exemplo da cidade de Évora, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade.
Como não podia deixar de ser, o jornal britânico frisa também a gastronomia típica da região, destacando o presunto, o marisco fresco e o vinho «a preços razoáveis», conclui o The Guardian.
As outras recomendações do jornal são Amsterdão, conhecida pelos seus campos planos de tulipas, ideais para passear de bicicleta; Sardenha, onde recomenda andar de caiaque; Roménia, em cuja paisagem pode avistar diferentes animais, com destaque para a presença de bisontes; os Pirinéus, com estradas e cenários onde se aconselha experimentar «fazer uma roadtrip»; e uma visita em família ao parque temático francês Puy du Fou.