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Assento 11A: o lugar que desafiou a morte no acidente da Air India

18 Junho 2025
Forever Young

Após a queda do voo da Air India, o facto de haver um único sobrevivente no assento 11A levanta especulações sobre a possível existência de um assento milagroso nos aviões

O mundo ainda está a recuperar da queda do voo AI188 da Air India, ocorrido no passado dia 12 de junho, com partida de Ahmedabad. Das 242 pessoas que seguiam a bordo, apenas uma sobreviveu: Ramesh Vishwash Kumar, de 38 anos, consultor britânico, sentado no lugar 11A, mesmo junto a uma saída de emergência. Esta não é a primeira vez que um passageiro sentado nesse mesmo local sobrevive milagrosamente a um acidente.

Em 1998, o cantor tailandês James Ruangsak Loychusak também sobreviveu a um acidente de avião a partir do assento 11A. Estas coincidências alimentam uma lenda crescente de que o assento 11A poderá ser o mais seguro. Mas, o especialista em aviação e fundador e CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, esclarece que não existe um ‘assento milagroso’. Segundo o mesmo, o que muitas vezes faz a diferença é a proximidade de uma saída de emergência, o acesso rápido ao corredor, o layout da aeronave ou, simplesmente, a sorte.

O CEO da AirAdvisor, uma plataforma global que defende os direitos dos passageiros aéreos, comenta ainda que vários estudos analisaram o posicionamento dos assentos e a segurança aérea. Recorda que um estudo da Popular Mechanics (2007), baseado em dados de acidentes desde 1971, sugere que os passageiros sentados na parte traseira da aeronave têm, estatisticamente, maiores probabilidades de sobrevivência em determinados acidentes.

Da mesma forma, uma análise da revista Time de 2015, baseada em dados da FAA dos EUA, indicou que os assentos na parte de trás da cabine estavam associados a uma taxa de sobrevivência ligeiramente mais elevada, cerca de 68%, em comparação com 61% a 62% nas secções dianteira e central. “Estes números são ainda médias baseadas em cenários muito específicos. Cada acidente é único e a aviação comercial continua a ser extremamente segura: os incidentes graves são raros e as aeronaves modernas são concebidas para maximizar a segurança de todos os passageiros, independentemente da localização do assento”, avalia Radchenko.

O CEO da AirAdvisor sublinha que não existe um ‘assento dourado’, mas existem ações que salvam vidas. “O assento 11A pode ter sido palco de dois milagres, mas a verdadeira segurança depende da preparação, vigilância e disciplina. A aviação comercial continua a ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Mesmo assim, quando o inesperado acontece, cada passageiro pode desempenhar um papel ativo na sua própria proteção.”

Dicas para aumentar as suas hipóteses de sobrevivência num avião

Escolha um assento que o faça sentir confortável, de acordo com as suas preferências (corredor para facilitar a deslocação, janela para mais tranquilidade).

Toda a cabine foi concebida para garantir uma segurança ideal, independentemente da localização do seu assento.

Vista-se confortavelmente e opte por roupa flexível e calçado fechado, que seja fácil de calçar e que permita movimentos rápidos.

Reserve alguns segundos para localizar as saídas de emergência à sua volta.

Folheie o cartão de segurança, pois é uma boa forma de atualizar sobre as instruções específicas da aeronave.

Durante o voo, mantenha o cinto de segurança colocado sempre que estiver sentado. Uma turbulência, embora inofensiva para a aeronave, é a principal causa de ferimentos a bordo.

Tenha atenção durante a descolagem e a aterragem porque estes são os dois momentos em que a tripulação transmite as instruções de segurança mais importantes.

Evite o consumo excessivo de álcool, que atrasa os reflexos e provoca desorientação em caso de emergência.

Não utilize auscultadores durante os avisos de segurança, que podem conter informações úteis, mesmo para viajantes experientes.

Em caso de acidente ou evacuação, aja com rapidez e inteligência.

Memorize o número de filas entre o seu lugar e a saída mais próxima. Em ambientes com fumo, a visibilidade é normalmente nula.

Lembre-se da posição do cinto de segurança indicada no cartão de segurança; isto pode reduzir o risco de ferimentos numa aterragem de emergência.

Deixe toda a bagagem para trás; este reflexo salvou 379 vidas durante o acidente da Japan Airlines em Tóquio, em 2024.

Confie na tripulação, que tem profissionais treinados para lidar com emergências e manter a calma irá ajudá-lo a agir de forma eficiente.

 

 

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