Quando adquire um cartão de crédito, este vem com um determinado plafond definido pelo banco. Também conhecido por “limite de crédito”, diz respeito ao valor máximo mensal que lhe é permitido gastar.
Este limite vem, por norma, discriminado na FIN do cartão ou, em alguns casos, os bancos definem com o cliente em função do seu nível de risco.
Como funciona?
De uma forma simples, o plafond funciona como um pequeno crédito que o banco lhe disponibiliza mensalmente e por isso é que os cartões de crédito são um ótimo produto alternativo aos créditos pessoais de baixo montante, uma vez que funcionam praticamente como um empréstimo imediato.
Imagine que o limite de crédito do seu cartão é de 500 euros. Isto significa que pode gastar até 500 euros por mês, desde que pague esse valor em dívida dentro do prazo estipulado (acordado com o banco) para evitar o pagamento de juros.
O limite de crédito é renovado sempre que a dívida é saldada. Desta forma, assim que pagar o montante utilizado – neste caso, os 500 euros – volta a ter essa quantia disponível.
Se não quiser liquidar a totalidade da dívida na data-limite, pode optar por pagar apenas parte desse valor, mas, no entanto, terá um acréscimo de juros ao montante por saldar.
A modalidade de pagamento do cartão de crédito é acordada entre o cliente e a entidade emissora.
Como é atribuído o limite do cartão de crédito?
Ao escolher e adquirir um cartão de crédito, a entidade bancária vai ter em conta algumas características do cliente, nomeadamente:
- Rendimentos – receitas que ganha mensalmente;
- Estabilidade profissional;
- Despesas fixas – se possui empréstimos, tais como um crédito à habitação ou automóvel;
- Comportamentos do cliente – qual o histórico de crédito no Banco de Portugal, se é um devedor cumpridor e que paga as prestações a tempo e horas, entre outros fatores.
Depois de analisados estes dados, o banco calcula o valor máximo que pode disponibilizar ao cliente. O facto de ser um cliente antigo da instituição financeira e de ter outros serviços no banco também o pode beneficiar.
Como aumentar o plafond?
Se a dada altura perceber que o limite do seu cartão não é suficiente, pode sempre pedir uma reavaliação ao banco.
Pode aumentar o limite do cartão de crédito, mas, no entanto, é preferível que peça esta reavaliação após algum tempo de utilização do mesmo. Em certos casos até é o próprio banco que toma a iniciativa e pergunta ao cliente se gostaria de proceder a este aumento.
Para além disso, os bancos têm tendência a oferecer melhores condições a clientes antigos e que utilizam o cartão de crédito mais frequentemente, pois sãos os que dão mais lucro à instituição financeira e já têm provas dadas de que são pagadores exemplares.
Assim, caso pretenda um aumento de plafond, é recomendável utilizar o cartão de crédito durante uns meses (mais de seis) e apenas solicitar este acréscimo após esse período.
Para ter mais possibilidades de o banco lhe aumentar o plafond do cartão, comece por seguir estas dicas:
- Cumpra as datas de pagamento – no caso de ter pagamentos em atraso, o banco pode considerá-lo um risco e recusar este aumento;
- Utilize (bem) o cartão – quanto mais uso der ao cartão, mais juros paga e mais o banco ganha, sendo mais provável que o banco aumente o limite no sentido de tentar incrementar as suas receitas;
- Seja um cliente antigo – a antiguidade é algo que os bancos têm sempre em consideração, por isso, quanto mais tempo for um cliente sem incidentes, mais facilmente consegue um aumento;
- Tenha vários cartões de crédito – se não consegue ter o plafond pretendido com um só cartão, pode sempre fazer vários cartões de crédito em bancos diferentes de forma a que a soma atinja o valor desejado. No entanto, apesar de ser uma técnica muito utilizada, pode tornar-se difícil de gerir todos os cartões e de cumprir com o pagamento de todos, por isso seja prudente.