Autofobia, conheça o medo de ficar sozinho

Esta fobia leva à necessidade da pessoa estar próxima de outras pessoas, podendo ter comportamentos impulsivos e desesperados, para ter sempre alguém ao seu lado.

Algumas pessoas têm um medo irracional e incomum de ficar sozinho. A isso dá-se o nome de autofobia, acontece quando as pessoas desenvolvem um pânico efetivo, evitando situações que imaginam que as levarão à solidão.

Este tipo de fobia leva a pessoa a ter necessidade de estar próxima de outras pessoas, podendo ter comportamentos impulsivos e desesperados, para ter sempre alguém ao seu lado.

Sintomas

A autofobia pode causar tontura, suor, boca seca, frequência cardíaca acelerada, náuseas, tremores, falta de ar, medo do desconhecido, ansiedade excessiva, ciúme exagerado, medo da morte, stress, ataque de pânico, dormência, entre outros.

A situação pode ser associada ou acompanhada por várias outras fobias, como a agorafobia, o que significa que a autofobia tem muitas das mesmas características que certos transtornos de ansiedade e hiperventilação.

A principal preocupação destas pessoas é obter ajuda em caso de emergência, já que têm  medo de sair e estar em público, estar na multidão, ficar sozinhas ou ficarem presas. Também pode estar ligada a outras patologias mentais, como síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, depressão e síndrome Borderline.

Autofobia é a fobia do isolamento; um medo mórbido de estar só, ou um pavor de ficar sozinho ou isolado. Quem tem este tipo de fobia nem sempre está sozinho, mas acreditam que estão a ser ignorados ou não são amados.

Os sintomas da autofobia podem ser físicos, mentais ou emocionais.

Sintomas Físicos

Vertigens e tonturas,
suor,
náusea,
boca seca,
taquicardia,
falta de ar,
tremor e dormência.

Sintomas Mentais Ou Emocionais

Stress,
medo de morrer,
raiva,
ciúme,
depressão,
ansiedade,
ataque de pânico,
medo de locais desconhecidos.

 

Ler Mais