Aviso: estas 5 séries televisivas sobre a natureza vão fazê-lo sentir melhor

Novo estudo aponta para os benefícios que um contacto “virtual” com a Natureza pode ter para o nosso bem-estar.

Ao longo destes meses de maior isolamento justificados pela pandemia todos tivemos tendência para sentir um maior aborrecimento. A verdade é que estar fechado e “preso” em casa pode dar origem a uma série de sentimentos mais negativos e depressivos que condicionam o nosso bem-estar.

Sair de casa e ir dar uma volta num jardim pode ser uma cura temporária para muitos dos nossos problemas. Infelizmente nem sempre isso é possível. Especialmente durante estes tempos em que devemos assegurar um maior distanciamento social e enfrentar confinamentos obrigatórios.

No entanto, segundo um novo estudo, é possível gerar uma maior conexão com a natureza sem ter que sair de casa. Nem precisa de se levantar do sofá, basta mesmo só ligar a televisão e escolher ver um programa sobre natureza.

De acordo com estes investigadores, os níveis de tristeza e aborrecimentos dos participantes reduziram significativamente após visualizarem cenas de um programa sobre fauna aquática.

[Leia também: Pode uma simples caminhada transformar-se numa sessão de terapia?]

Eram já conhecidos os benefícios que uma maior proximidade com a natureza podia gerar na disposição dos seres humanos. Normalmente quando nos encontramos perto da natureza existe uma maior tranquilidade, estimulada por níveis mais altos de endorfinas e serotonina. Estar perto de outros organismos vivos ajuda-nos a relaxar.

No entanto este é um dos primeiros estudos que aponta para o facto de não ser necessária uma proximidade física. Por vezes basta um contacto “virtual” como este tipo de ecossistemas para se verificarem impactos positivos na disposição dos indivíduos.

Sempre que, por alguma razão, não seja possível estar perto da natureza é possível replicar em casa este mesmo tipo de alterações positivas através de uma imersão virtual, de estímulos visuais análogos e de memórias, produzindo efeitos positivos semelhantes.

Neste sentido, junto seguem 5 recomendações de séries televisas fascinantes cujo o tema é a Natureza. Ligue a televisão e prepare-se para relaxar.

 

  1. Our Planet

Disponível na Netflix, este programa leva os espetadores numa viagem por 50 países, onde são apresentados alguns dos mais incríveis ecossistemas do planeta Terra.

 

  1. The Crocodile Hunter

As aventuras do falecido Steve Irwin são um retrato fascinante da paixão que este tinha pela natureza e pelos animais.

 

  1. Night on Earth

Esta é uma série mais recente, disponível na Netflix, que procurar responder à questão “o que fazem os animais durante a noite?”. Utilizando câmara e tecnologia inovadora a equipa consegui filmar pela primeira vez inúmeros momentos especiais do reino animal.

 

  1. Gathering Storm

Este conteúdo exclusivo do serviço Disney+ procura dar a conhecer algumas das tempestades mais incríveis e assustadoras. Sempre através da perspetiva dos indivíduos que trabalham no mar e que são “obrigados” a enfrentar estas condições adversas no seu dia-a-dia.

 

  1. 72 Dangerous Animals

Pode não ser o tipo de conteúdo mais relaxante, mas se estiver em busca de um retrato entusiasmante da natureza este é um conteúdo ideal. Este programa da Netflix procura identificar e analisar a vida de algumas das espécies animais mais perigosas do mundo.

 

 

[Leia também: Estas oito casas demonstram o ténue (mas perfeito) equilíbrio entre a natureza e a arquitectura]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...