Gosta de melancia? Conheça 5 benefícios

A melancia é rica em magnésio e potássio, além de estar carregada de antioxidantes, nutrientes e vitaminas.

Esta é uma fruta que “rima” com verão, devido à sua sazonalidade, e os especialistas em nutrição sugerem mesmo o consumo de melancia nos meses mais quentes. Da mesma família da abóbora, do melão e do pepino, estes frutos variam no que diz respeito à casca, à cor da polpa, às suas sementes e ao tamanho.

Como fruto que é, a composição da melancia, rica em minerais e vitaminas, acarreta algumas vantagens para a nossa saúde, como por exemplo:

  1. A vitamina C é um estímulo para melhorar o sistema imunitário;
  2. O potássio, como ajuda na limpeza dos rins, torna a melancia um alimento diurético, pois aumenta o fluxo de urina;
  3. As fibras e a água melhoram o trânsito intestinal;
  4. O seu efeito antioxidante previne o envelhecimento precoce das células;
  5. A presença de uma grande quantidade de carotenoides, como o betacaroteno e o licopeno, é uma importante contribuição para a saúde dos olhos, dos ossos e da pele – especialmente dos efeitos nocivos do sol. Além de as características do licopeno também serem essenciais na prevenção de alguns tipos de cancro.

A melancia é um fruto originário de África e de países com climas quentes. Cerca de 94 por cento da sua composição é constituída por água, o que faz dela um alimento hidratante, com a vantagem adicional de ser pouco calórico. Como o verão é uma estação do ano em que o nosso organismo perde muita água de forma natural, a melancia é uma fruta importante para a nossa hidratação, assim como, para quem procura manter a forma física. Por outro lado, a sua quantidade de gordura e proteínas é quase nula.

No entanto, o consumo de melancia não é indicado para todos. Os médicos sugerem às pessoas que tenham um histórico clínico de problemas renais – como insuficiência renal -, a ter algum cuidado com o consumo desta fruta, devido à sua riqueza em potássio.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Moto elétrica… de madeira chega em 2020