<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

‘Bullying’ entre idosos em lares? Sim, existe em Portugal

21 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Um estudo realizado em seis lares, em Viseu, concluiu que ocorrem práticas de ‘bullying’ entre idosos institucionalizados e com mais incidência nas épocas de inverno e de Natal, divulgou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), avança a Lusa. O trabalho desenvolvido por Ana Catarina Reis, investigadora da UTAD, em Vila Real, teve como tema o “Bullying em contexto institucional de pessoas idosas” e incidiu sobre experiências em seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho de Viseu. O estudo concluiu que o ‘bullying’, geralmente abordado como preocupação em ambientes escolares, constitui “também motivo de preocupação em outros ambientes, como sejam os lares e idosos institucionalizados”. Ana Catarina Reis disse à agência Lusa que existe muita literatura que aborda a problemática em contexto escolar, no entanto, afirmou ter encontrado poucas investigações sobre o ‘bullying’ praticado entre pessoas idosas institucionalizadas. “É um tema muito pouco explorado”, apontou, referindo que o seu trabalho foi realizado durante o ano de 2022. Os resultados da investigação indicam que “as práticas de ‘bullying’ entre pessoas idosas institucionalizadas surgem frequentemente, e os agressores, por norma, são pessoas que apresentam superiores capacidades intelectuais e saúde psíquica e física, enquanto as vítimas possuem geralmente patologias do foro psíquico”. Ana Catarina Reis disse ter constatado “também que os comportamentos de ‘bullying’ são mais frequentemente nos espaços comuns e com maior incidência no inverno e na época de Natal”. Isto porque, estas pessoas passam a maior parte do seu dia dentro da instituição, sem que possam usufruir de espaços exteriores devido às condições climatéricas. Quanto ao Natal, relaciona com o sentimento de “revolta” por não passarem as festividades com os familiares. A investigadora especificou que se deparou com dois tipos de práticas, designadamente a agressão verbal (com percentagem de 100%) e a agressão física (33%). A agressão…

Um estudo realizado em seis lares, em Viseu, concluiu que ocorrem práticas de ‘bullying’ entre idosos institucionalizados e com mais incidência nas épocas de inverno e de Natal, divulgou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), avança a Lusa.

O trabalho desenvolvido por Ana Catarina Reis, investigadora da UTAD, em Vila Real, teve como tema o “Bullying em contexto institucional de pessoas idosas” e incidiu sobre experiências em seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho de Viseu.

O estudo concluiu que o ‘bullying’, geralmente abordado como preocupação em ambientes escolares, constitui “também motivo de preocupação em outros ambientes, como sejam os lares e idosos institucionalizados”.

Ana Catarina Reis disse à agência Lusa que existe muita literatura que aborda a problemática em contexto escolar, no entanto, afirmou ter encontrado poucas investigações sobre o ‘bullying’ praticado entre pessoas idosas institucionalizadas.

“É um tema muito pouco explorado”, apontou, referindo que o seu trabalho foi realizado durante o ano de 2022.

Os resultados da investigação indicam que “as práticas de ‘bullying’ entre pessoas idosas institucionalizadas surgem frequentemente, e os agressores, por norma, são pessoas que apresentam superiores capacidades intelectuais e saúde psíquica e física, enquanto as vítimas possuem geralmente patologias do foro psíquico”.

Ana Catarina Reis disse ter constatado “também que os comportamentos de ‘bullying’ são mais frequentemente nos espaços comuns e com maior incidência no inverno e na época de Natal”.

Isto porque, estas pessoas passam a maior parte do seu dia dentro da instituição, sem que possam usufruir de espaços exteriores devido às condições climatéricas.

Quanto ao Natal, relaciona com o sentimento de “revolta” por não passarem as festividades com os familiares.

A investigadora especificou que se deparou com dois tipos de práticas, designadamente a agressão verbal (com percentagem de 100%) e a agressão física (33%).

A agressão verbal, explicou, ocorre em diferentes situações envolvendo insultos, comentários desagradáveis, criticas, chamar determinados nomes, gozar e discriminar.

“Estas situações possuem uma incidência considerável entre as pessoas idosas institucionalizadas e acontecem quando os agressores não compreendem e não toleram as patologias dos colegas, quando se sentem provocados pelas vítimas, ou quando não aceitam as suas histórias passadas”.

Relativamente às agressões físicas, que disse serem de menor incidência, são de vários tipos, como “empurrar, dar bengaladas, bater, e podem ocorrer em diversas situações, em que o agressor pode estar num quadro de demência, ou o agressor não possuir qualquer tipo de perturbações mentais”.

 

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 5 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 5 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 5 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 6 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 6 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 6 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 7 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 7 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 7 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 8 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 8 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 8 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 8 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 9 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 9 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 10 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 10 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 11 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 11 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.